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Notícia
destaques do monitoramento, IDeA

Vantagem ampla das meninas em Língua Portuguesa e vantagem crescente dos meninos em Matemática

As meninas estão em vantagem em Língua Portuguesa, no 5º e no 9º anos, em quase todos municípios desiguais. Os meninos têm ligeira vantagem em Matemática no 5º ano. No 9º ano, os meninos têm vantagem em quase todos os municípios com desigualdade em Matemática.
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Os resultados do IDeA evidenciam que, entre as disciplinas e os anos escolares, há diferenças nas proporções de municípios onde meninas e meninos têm vantagens.

Em Língua Portuguesa, no 5º ano, havia desigualdade em quase 90% dos municípios tanto em 2011 quanto em 2017, percentual praticamente constante entre as faixas de nível de aprendizagem. Em 99% desses municípios com desigualdade, as meninas estão em vantagem (Tabela 9).

Em Língua Portuguesa, no 9º ano, o padrão é parecido. Em relação ao 5º ano, o percentual de municípios com desigualdades é ligeiramente maior; eles são cerca de 92% tanto em 2011, quanto em 2017. Esse percentual é praticamente constante entre as faixas de nível de aprendizagem. Em 99% desses municípios desiguais, as meninas estão em vantagem (Tabela 11).

Em Matemática, o padrão das desigualdades por sexo muda entre os segmentos. No 5º ano, há desigualdade em cerca de 54% dos municípios, contra 46% em situação de equidade, valores que pouco variam entre 2011 e 2017. Os meninos têm vantagem em cerca de 63% desses municípios desiguais em 2011, contra 37% das meninas. Esse percentual que cai, em 2017, para cerca de 54% com vantagem dos meninos contra 46% com vantagem das meninas (Tabela 10).

Em Matemática, no 9º ano, a proporção de municípios com desigualdade aumenta muito em relação ao 5º ano: eles são 80% dos municípios em 2011 e em 77% deles em 2017. Quase toda essa desigualdade é favorável aos meninos, que têm vantagem em cerca de 92% dos municípios em 2011 e em 89% deles em 2017 (Tabela 12).

 

Tabela 9 Nível e desigualdade de aprendizagem em Língua Portuguesa por sexo no 5º ano entre municípios brasileiros, com a indicação do grupo em vantagem

Nível de aprendizagem
Equidade
Desigualdades
Desigualdades
pró meninas pró meninos
2011
Alto 13,3% 86,7% 99,0% 1,0%
Médio alto 8,4% 91,6% 99,3% 0,7%
Médio 9,6% 90,4% 99,4% 0,6%
Médio baixo 9,9% 90,1% 99,1% 0,9%
Baixo 13,0% 87,0% 99,1% 0,9%
Total 10,4% 89,6% 99,2% 0,8%
2017
Alto 6,8% 93,2% 99,7% 0,3%
Médio alto 12,9% 87,1% 98,7% 1,3%
Médio 10,5% 89,5% 98,9% 1,1%
Médio baixo 9,5% 90,5% 99,4% 0,6%
Baixo 11,3% 88,7% 99,1% 0,9%
Total 10,2% 89,8% 99,1% 0,9%

 

Tabela 10 Nível e desigualdade de aprendizagem em Matemática por sexo no 5º ano entre municípios brasileiros, com a indicação do grupo em vantagem

Nivel de aprendizagem
Equidade
Desigualdades
Desigualdades
pró meninas pró meninos
2011
Alto 50,8% 49,2% 8,0% 92,0%
Médio alto 43,1% 56,9% 27,0% 73,0%
Médio 44,3% 55,7% 38,2% 61,8%
Médio baixo 44,7% 55,3% 37,1% 62,9%
Baixo 49,2% 50,8% 43,2% 56,8%
Total 46,2% 53,8% 36,9% 63,1%
2017
Alto 43,4% 56,6% 18,7% 81,3%
Médio alto 44,1% 55,9% 36,2% 63,8%
Médio 45,8% 54,2% 46,8% 53,2%
Médio baixo 45,7% 54,3% 54,8% 45,2%
Baixo 46,8% 53,2% 75,8% 24,2%
Total 45,1% 54,9% 45,8% 54,2%

 

Tabela 11 Nível e desigualdade de aprendizagem em Língua Portuguesa por sexo no 9º ano entre municípios brasileiros, com a indicação do grupo em vantagem

Nível de Aprendizagem
Equidade
Desigualdade
Desigualdades
pró meninas pró meninos
2011
Alto 0,0% 100,0% 100,0% 0,0%
Médio alto 11,1% 88,9% 98,9% 1,1%
Médio 3,7% 96,3% 99,9% 0,1%
Médio baixo 1,7% 98,3% 99,4% 0,6%
Baixo 5,9% 94,1% 99,7% 0,3%
Total 7,4% 92,6% 99,4% 0,6%
2017
Alto 2,2% 97,8% 99,7% 0,3%
Médio alto 9,0% 91,0% 98,3% 1,7%
Médio 4,8% 95,2% 99,7% 0,3%
Médio baixo 3,2% 96,8% 99,8% 0,2%
Baixo 8,8% 91,2% 99,3% 0,7%
Total 6,4% 93,6% 99,4% 0,6%

 

Tabela 12 Nível e desigualdade de aprendizagem em Matemática por sexo no 9º ano entre municípios brasileiros, com a indicação do grupo em vantagem

Nível de aprendizagem
Equidade
Desigualdade
Desigualdades
pró meninas pró meninos
2011
Alto 40,0% 60,00% 2,8% 97,2%
Médio alto 19,0% 80,98% 7,4% 92,6%
Médio 20,9% 79,11% 6,8% 93,2%
Médio baixo 24,1% 75,93% 0,8% 99,2%
Baixo 21,1% 78,94% 9,3% 90,7%
Total 20,1% 79,93% 7,5% 92,5%
2017
Alto 27,0% 73,04% 6,0% 94,0%
Médio alto 21,1% 78,89% 9,1% 90,9%
Médio 26,2% 73,76% 8,6% 91,4%
Médio baixo 22,3% 77,70% 10,3% 89,7%
Baixo 22,8% 77,22% 14,0% 86,0%
Total 22,6% 77,40% 10,5% 89,5%

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