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Vantagem ampla das meninas em Língua Portuguesa e vantagem crescente dos meninos em Matemática
Os resultados do IDeA evidenciam que, entre as disciplinas e os anos escolares, há diferenças nas proporções de municípios onde meninas e meninos têm vantagens.
Em Língua Portuguesa, no 5º ano, havia desigualdade em quase 90% dos municípios tanto em 2011 quanto em 2017, percentual praticamente constante entre as faixas de nível de aprendizagem. Em 99% desses municípios com desigualdade, as meninas estão em vantagem (Tabela 9).
Em Língua Portuguesa, no 9º ano, o padrão é parecido. Em relação ao 5º ano, o percentual de municípios com desigualdades é ligeiramente maior; eles são cerca de 92% tanto em 2011, quanto em 2017. Esse percentual é praticamente constante entre as faixas de nível de aprendizagem. Em 99% desses municípios desiguais, as meninas estão em vantagem (Tabela 11).
Em Matemática, o padrão das desigualdades por sexo muda entre os segmentos. No 5º ano, há desigualdade em cerca de 54% dos municípios, contra 46% em situação de equidade, valores que pouco variam entre 2011 e 2017. Os meninos têm vantagem em cerca de 63% desses municípios desiguais em 2011, contra 37% das meninas. Esse percentual que cai, em 2017, para cerca de 54% com vantagem dos meninos contra 46% com vantagem das meninas (Tabela 10).
Em Matemática, no 9º ano, a proporção de municípios com desigualdade aumenta muito em relação ao 5º ano: eles são 80% dos municípios em 2011 e em 77% deles em 2017. Quase toda essa desigualdade é favorável aos meninos, que têm vantagem em cerca de 92% dos municípios em 2011 e em 89% deles em 2017 (Tabela 12).
Tabela 9 Nível e desigualdade de aprendizagem em Língua Portuguesa por sexo no 5º ano entre municípios brasileiros, com a indicação do grupo em vantagem
Nível de aprendizagem
|
Equidade
|
Desigualdades
|
Desigualdades | ||
pró meninas | pró meninos | ||||
2011
|
Alto | 13,3% | 86,7% | 99,0% | 1,0% |
Médio alto | 8,4% | 91,6% | 99,3% | 0,7% | |
Médio | 9,6% | 90,4% | 99,4% | 0,6% | |
Médio baixo | 9,9% | 90,1% | 99,1% | 0,9% | |
Baixo | 13,0% | 87,0% | 99,1% | 0,9% | |
Total | 10,4% | 89,6% | 99,2% | 0,8% | |
2017
|
Alto | 6,8% | 93,2% | 99,7% | 0,3% |
Médio alto | 12,9% | 87,1% | 98,7% | 1,3% | |
Médio | 10,5% | 89,5% | 98,9% | 1,1% | |
Médio baixo | 9,5% | 90,5% | 99,4% | 0,6% | |
Baixo | 11,3% | 88,7% | 99,1% | 0,9% | |
Total | 10,2% | 89,8% | 99,1% | 0,9% |
Tabela 10 Nível e desigualdade de aprendizagem em Matemática por sexo no 5º ano entre municípios brasileiros, com a indicação do grupo em vantagem
Nivel de aprendizagem
|
Equidade
|
Desigualdades
|
Desigualdades | ||
pró meninas | pró meninos | ||||
2011
|
Alto | 50,8% | 49,2% | 8,0% | 92,0% |
Médio alto | 43,1% | 56,9% | 27,0% | 73,0% | |
Médio | 44,3% | 55,7% | 38,2% | 61,8% | |
Médio baixo | 44,7% | 55,3% | 37,1% | 62,9% | |
Baixo | 49,2% | 50,8% | 43,2% | 56,8% | |
Total | 46,2% | 53,8% | 36,9% | 63,1% | |
2017
|
Alto | 43,4% | 56,6% | 18,7% | 81,3% |
Médio alto | 44,1% | 55,9% | 36,2% | 63,8% | |
Médio | 45,8% | 54,2% | 46,8% | 53,2% | |
Médio baixo | 45,7% | 54,3% | 54,8% | 45,2% | |
Baixo | 46,8% | 53,2% | 75,8% | 24,2% | |
Total | 45,1% | 54,9% | 45,8% | 54,2% |
Tabela 11 Nível e desigualdade de aprendizagem em Língua Portuguesa por sexo no 9º ano entre municípios brasileiros, com a indicação do grupo em vantagem
Nível de Aprendizagem
|
Equidade
|
Desigualdade
|
Desigualdades | ||
pró meninas | pró meninos | ||||
2011
|
Alto | 0,0% | 100,0% | 100,0% | 0,0% |
Médio alto | 11,1% | 88,9% | 98,9% | 1,1% | |
Médio | 3,7% | 96,3% | 99,9% | 0,1% | |
Médio baixo | 1,7% | 98,3% | 99,4% | 0,6% | |
Baixo | 5,9% | 94,1% | 99,7% | 0,3% | |
Total | 7,4% | 92,6% | 99,4% | 0,6% | |
2017
|
Alto | 2,2% | 97,8% | 99,7% | 0,3% |
Médio alto | 9,0% | 91,0% | 98,3% | 1,7% | |
Médio | 4,8% | 95,2% | 99,7% | 0,3% | |
Médio baixo | 3,2% | 96,8% | 99,8% | 0,2% | |
Baixo | 8,8% | 91,2% | 99,3% | 0,7% | |
Total | 6,4% | 93,6% | 99,4% | 0,6% |
Tabela 12 Nível e desigualdade de aprendizagem em Matemática por sexo no 9º ano entre municípios brasileiros, com a indicação do grupo em vantagem
Nível de aprendizagem
|
Equidade
|
Desigualdade
|
Desigualdades | ||
pró meninas | pró meninos | ||||
2011
|
Alto | 40,0% | 60,00% | 2,8% | 97,2% |
Médio alto | 19,0% | 80,98% | 7,4% | 92,6% | |
Médio | 20,9% | 79,11% | 6,8% | 93,2% | |
Médio baixo | 24,1% | 75,93% | 0,8% | 99,2% | |
Baixo | 21,1% | 78,94% | 9,3% | 90,7% | |
Total | 20,1% | 79,93% | 7,5% | 92,5% | |
2017
|
Alto | 27,0% | 73,04% | 6,0% | 94,0% |
Médio alto | 21,1% | 78,89% | 9,1% | 90,9% | |
Médio | 26,2% | 73,76% | 8,6% | 91,4% | |
Médio baixo | 22,3% | 77,70% | 10,3% | 89,7% | |
Baixo | 22,8% | 77,22% | 14,0% | 86,0% | |
Total | 22,6% | 77,40% | 10,5% | 89,5% |