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Uma análise de dados dos municípios brasileiros com base no IDeA apontou para o 5º ano a qualidade de aprendizagem e a equidade por nível socioeconômico, de raça e de gênero em Matemática e em Língua Portuguesa e mostrou as diferenças entre regiões do país e entre as capitais dos estados.
Notou-se que os municípios com aprendizagem alta e equidade de aprendizagem entre grupos de nível socioeconômico e raciais são raros em Língua Portuguesa e em Matemática. Por grupos de NSE e de raça, como padrão geral, nos níveis mais baixos de aprendizagem, há maior concentração de municípios em situação de equidade. E quando os níveis de aprendizado são baixos existem mais municípios em equidade, ou seja, está ruim para os grupos de nível socioeconômico baixo e alto, entre grupos de brancos e pretos.
Entre as regiões do país, quanto à equidade e às desigualdades por nível socioeconômico e por raça: há mais municípios em situação de maior equidade no Norte e no Nordeste, mas em situações de baixa aprendizagem, ou seja, os grupos de nível socioeconômico alto e baixo e os grupos de brancos e pretos aprendem de forma semelhante, que é com baixa qualidade; e há mais municípios em situação de maior desigualdade no Sul e no Sudeste, sendo que a concentração de municípios em situação de desigualdade no Sul é maior do que no Sudeste, ou seja, no Sul os grupos de nível socioeconômico baixo e os grupos de pretos aprendem menos.
O grupo de capitais com menor aprendizagem concentra capitais de estados do Nordeste, e as de menor aprendizagem são mais equitativas por nível socioeconômico. Já o grupo de capitais com aprendizagem mais alta concentra as capitais do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, e as de maior aprendizagem são as mais desiguais por nível socioeconômico.