Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Pesquisa em Educação Matemática
Maria da Conceição Fonseca é uma das principais referências de Educação Matemática no Brasil. Professora titular da Faculdade de Educação da UFMG, ela atualmente coordena o Grupo de Pesquisa Estudos sobre Numeramento (GEN) e o Polo Minas Gerais do Programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião – NEPSO. Junto com seus colegas, alunos e orientandos desenvolve estudos na área de Educação Matemática, Educação de Pessoas Jovens e Adultas, Letramento e Numeramento e Educação do Campo.
Ção, como é conhecida, gentilmente compilou para os leitores do IDeA alguns trabalhos acadêmicos importantes para entender o campo da Educação Matemática no país. Alguns deles, podem ser considerados “clássicos”, porque foram responsáveis pela proposição ou ampla divulgação de um conjunto de ideias decorrentes da compreensão da Matemática como prática cultural. Isso tem consequências filosóficas e, principalmente, pedagógicas muito importantes:
Etnomatemática – Elo entre as tradições e a modernidade de Ubiratan D’Ambrosio
Ideias Matemáticas De Povos Culturalmente Distintos organizado por Mariana Kawall Leal Ferreira
Cultura, matemática, educação na luta pela terra (tese doutorado) de Gelsa Knijnik
Etnomatemática em movimento dos autores Gelsa Knijnik, Fernanda Wanderer, Ieda Maria Giongo, Claudia Glavam Duarte
Ção também destacou a importância de conhecer e refletir criticamente sobre a história da produção e do uso desse corpo de conhecimentos a que se convencionou chamar de “Matemática”. E de se pensar como a linguagem desempenha um papel decisivo na conformação dessa história. Por isso, recomendou os livros:
História da Matemática: Uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas de Tatiana Roque
Usos e jogos de linguagem na matemática- diálogo entre filosofia e educação matemática de Denise Silva Vilela
Foram ainda incluídas entre as sugestões da pesquisadora, que há quase 40 anos trabalha na formação de professoras e professores que ensinam matemática, alguns livros que propõem, narram e analisam práticas nas salas de aula da Educação Básica:
Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática organizado por Dario Fiorentini e Eliane Matesco Cristóvão
Práticas Formativas em Educação Matemática em Diálogos com a Insubordinação Criativa de Celi Espasandin Lopes e Regina Celia Grando
Vídeos na educação matemática: Paulo Freire e a quinta fase das tecnologias digitais dos autores Marcelo de Carvalho Borba, Daise Lago Pereira Souto, Neil da Rocha Canedo Junior
Educação matemática inclusiva- estudos e percepções organizado por Fernanda Malinosky Coelho da Rosa e Ivete Maria Baraldi
Educação Matemática para e com idosos: práticas pedagógicas e pesquisa emergentes organizado por Guilherme Henrique Gomes da Silva e Rejane Siqueira Julio
A professora também é autora e co-autora de dois livros que discutem temas importantes quando se assume que a Educação Matemática deve contribuir para o enfrentamento das desigualdades e para a construção de uma sociedade mais justa.
Educação Matemática de Jovens e Adultos – Especificidades, desafios e contribuições de Maria da Conceição F. R. Fonseca
Relações de gênero, Educação Matemática e discurso – Enunciados sobre mulheres, homens e matemática das autoras Maria Celeste Reis Fernandes de Souza e Maria da Conceição F. R. Fonseca