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O que o IDeA informa sobre a relação entre nível de aprendizagem e desigualdades por raça
Os resultados do IDeA evidenciam um padrão regular na relação entre nível de aprendizagem e as desigualdades por raça. Como regra geral, o aumento da proporção de municípios com nível de aprendizagem mais alto está correlacionado ao aumento da proporção de municípios em situação de desigualdade. Desse modo, quando se observam os municípios em níveis de aprendizagem mais altos, aqueles que apresentam equidade por raça são raros e aqueles que apresentam desigualdades são mais frequentes; inversamente, quando se observam os municípios em níveis de aprendizagem mais baixos, aqueles que apresentam equidade por raça são mais frequentes e aqueles que apresentam níveis mais altos de desigualdade são mais raros.
Esse padrão foi verificado ao longo da série histórica. Ao analisar as edições da Prova Brasil, a principal mudança que observamos é que o padrão foi intensificado nas situações em que houve maior aumento do nível de aprendizagem (Língua Portuguesa no 5º ano, Tabela 3) e que ele foi mantido nas situações em que houve maior estagnação no nível de aprendizagem (Matemática no 9º ano, Tabela 4).
Tabela 3 Nível e desigualdade de aprendizagem em Língua Portuguesa por raça no 5º ano entre municípios brasileiros
Nível de Aprendizagem
|
Equidade
|
Desigualdades por raça |
Situações atípicas
|
s.d
|
Total
|
|||
Desigualdade | Desigualdade alta | Desigualdade extrema | ||||||
2011
|
Alto | 1,77% | 43,36% | 30,09% | 23,89% | 0,88% | 0,00% | 100,00% |
Médio alto | 3,14% | 40,38% | 34,86% | 20,38% | 1,24% | 0,00% | 100,00% | |
Médio | 14,00% | 36,44% | 30,87% | 14,84% | 3,85% | 0,00% | 100,00% | |
Médio baixo | 27,85% | 36,54% | 21,43% | 6,42% | 7,66% | 0,10% | 100,00% | |
Baixo | 35,31% | 33,96% | 14,11% | 3,31% | 13,30% | 0,00% | 100,00% | |
Total | 19,82% | 36,68% | 25,47% | 11,52% | 6,49% | 0,02% | 100,00% | |
2017
|
Alto | 2,61% | 38,46% | 34,25% | 24,15% | 0,54% | 0,00% | 100,00% |
Médio alto | 9,75% | 31,52% | 38,02% | 17,74% | 2,98% | 0,00% | 100,00% | |
Médio | 23,65% | 36,27% | 23,44% | 9,22% | 7,42% | 0,00% | 100,00% | |
Médio baixo | 30,28% | 33,58% | 16,33% | 4,59% | 15,23% | 0,00% | 100,00% | |
Baixo | 38,46% | 23,08% | 15,79% | 6,48% | 16,19% | 0,00% | 100,00% | |
Total | 14,74% | 34,45% | 30,09% | 15,46% | 5,27% | 0,00% | 100,00% |
Tabela 4 Nível e desigualdade de aprendizagem em Matemática por raça no 9º ano entre municípios brasileiros
Nível de Aprendizagem
|
Equidade
|
Desigualdades por raça |
Situações atípicas
|
s.d.
|
Total
|
|||
Desigualdade | Desigualdade alta | Desigualdade extrema | ||||||
2011
|
Alto | 8,33% | 16,67% | 36,67% | 38,33% | 0,00% | 0,00% | 100,00% |
Medio alto | 3,09% | 24,69% | 35,19% | 34,57% | 2,47% | 0,00% | 100,00% | |
Medio | 5,91% | 29,39% | 31,42% | 30,31% | 2,96% | 0,00% | 100,00% | |
Medio baixo | 8,36% | 34,20% | 30,32% | 23,23% | 3,88% | 0,00% | 100,00% | |
Baixo | 26,46% | 28,52% | 19,43% | 10,89% | 14,68% | 0,03% | 100,00% | |
Total | 19,22% | 29,73% | 23,87% | 16,74% | 10,42% | 0,02% | 100,00% | |
2017
|
Alto | 1,74% | 19,13% | 42,61% | 34,78% | 1,74% | 0,00% | 100,00% |
Medio alto | 5,92% | 33,10% | 33,10% | 24,39% | 3,48% | 0,00% | 100,00% | |
Medio | 7,13% | 39,70% | 29,69% | 19,79% | 3,68% | 0,00% | 100,00% | |
Medio baixo | 13,66% | 35,14% | 30,31% | 16,36% | 4,53% | 0,00% | 100,00% | |
Baixo | 33,20% | 29,45% | 16,89% | 7,19% | 13,26% | 0,00% | 100,00% | |
Total | 21,09% | 32,77% | 24,37% | 13,42% | 8,35% | 0,00% | 100,00% |