Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
O que o IDeA informa sobre a relação entre nível de aprendizagem e desigualdades por nível socioeconômico
Os resultados do IDeA evidenciam um padrão regular na relação entre nível de aprendizagem e as desigualdades por nível socioeconômico (NSE). Como regra geral, o aumento da proporção de municípios com nível de aprendizagem mais elevado está correlacionado ao aumento da proporção de municípios em situação de desigualdade. Desse modo, quando se observam os municípios em níveis de aprendizagem mais altos, aqueles que apresentam equidade por NSE são raros e aqueles que apresentam desigualdades são mais frequentes; inversamente, quando se observam os municípios em níveis de aprendizagem mais baixos, aqueles que apresentam equidade por NSE são mais frequentes e aqueles que apresentam níveis mais altos de desigualdade são mais raros.
Esse padrão foi verificado ao longo da série histórica. Entre as edições da Prova Brasil, a principal mudança que observamos é que o padrão foi intensificado nas situações em que houve maior aumento do nível de aprendizagem (Língua Portuguesa no 5º ano, Tabela 1) e foi mantido nas situações de maior estagnação no nível de aprendizagem (Matemática no 9º ano, Tabela 2).
Tabela 1 Nível e desigualdade de aprendizagem em Língua Portuguesa por NSE no 5º ano entre municípios brasileiros
Nível de aprendizagem
|
Equidade
|
Desigualdade por NSE |
Situações atípicas
|
Total
|
|||
Desigualdade | Desigualdade alta | Desigualdade extrema | |||||
2011
|
Alto | 2,65% | 77,88% | 15,04% | 4,42% | 0,00% | 100,00% |
Médio alto | 2,76% | 70,38% | 19,71% | 6,67% | 0,48% | 100,00% | |
Médio | 12,49% | 61,27% | 17,07% | 7,60% | 1,56% | 100,00% | |
Médio baixo | 33,02% | 47,00% | 8,59% | 4,14% | 7,25% | 100,00% | |
Baixo | 39,91% | 39,57% | 4,39% | 2,09% | 14,04% | 100,00% | |
Total | 21,37% | 55,04% | 12,66% | 5,28% | 5,66% | 100,00% | |
2017
|
Alto | 1,34% | 46,56% | 35,45% | 16,59% | 0,07% | 100,00% |
Médio alto | 6,12% | 43,75% | 33,50% | 16,20% | 0,44% | 100,00% | |
Médio | 18,79% | 57,98% | 13,25% | 7,84% | 2,15% | 100,00% | |
Médio baixo | 28,26% | 58,35% | 5,87% | 3,67% | 3,85% | 100,00% | |
Baixo | 31,58% | 49,80% | 9,31% | 3,64% | 5,67% | 100,00% | |
Total | 11,44% | 49,91% | 24,96% | 12,34% | 1,35% | 100,00% |
Tabela 2 Nível e desigualdade de aprendizagem em Matemática por NSE no 9º ano entre municípios brasileiros
Nível de Aprendizagem
|
Equidade
|
Desigualdades por NSE |
Situações atípicas
|
s.d.
|
Total
|
|||
Desigualdade | Desigualdade alta | Desigualdade extrema | ||||||
2011
|
Alto | 10,00% | 56,67% | 20,00% | 13,33% | 0,00% | 0,00% | 100,00% |
Médio alto | 0,62% | 60,49% | 20,37% | 17,90% | 0,62% | 0,00% | 100,00% | |
Médio | 4,25% | 54,53% | 25,32% | 14,97% | 0,92% | 0,00% | 100,00% | |
Médio baixo | 3,66% | 63,26% | 23,75% | 9,26% | 0,07% | 0,00% | 100,00% | |
Baixo | 11,93% | 73,48% | 9,73% | 4,05% | 0,81% | 0,00% | 100,00% | |
Total | 8,84% | 68,61% | 15,05% | 6,88% | 0,63% | 0,00% | 100,00% | |
2017
|
Alto | 1,74% | 31,30% | 40,00% | 26,96% | 0,00% | 0,00% | 100,00% |
Médio alto | 1,74% | 42,16% | 35,19% | 20,21% | 0,70% | 0,00% | 100,00% | |
Médio | 2,65% | 44,65% | 33,37% | 18,64% | 0,69% | 0,00% | 100,00% | |
Médio baixo | 5,06% | 50,56% | 28,90% | 14,66% | 0,82% | 0,00% | 100,00% | |
Baixo | 12,37% | 67,92% | 12,52% | 6,18% | 1,01% | 0,00% | 100,00% | |
Total | 7,85% | 56,88% | 22,53% | 11,88% | 0,86% | 0,00% | 100,00% |