Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Os dados dos IDeA ficaram ainda mais fáceis de ser consultados com as novas funcionalidades disponíveis no portal.
Com o menu avançado, o usuário poderá selecionar municípios segundo o número de habitantes, os estados, as regiões do país, o nível de desigualdade e o nível de aprendizagem. Ao pesquisarmos a região Sul, por exemplo, o indicador irá apresentar apenas as cidades dessa região, traçando assim um retrato regional. Da mesma forma, o usuário que se interesse em analisar localidades de tamanhos diferentes, pode se utilizar do critério “número de habitantes” para filtrar cidades com características semelhantes de tamanho populacional, desde as menores, com até 50 mil habitantes, às maiores, com mais de 500 mil. Ao utilizar o critério “nível de desigualdade” o usuário poderá escolher entre filtrar apenas cidades com perfil de equidade, desigualdade, desigualdade alta, desigualdade extrema ou situações atípicas. Já o “nível de aprendizagem” permite analisar localidades que tenham aprendizagem baixa, média-baixa, média, média-alta e alta. Por fim, ao selecionar um estado específico da federação, o usuário terá um retrato de todos os municípios do estado considerando o nível de aprendizagem em Português e Matemática, assim como o tipo de desigualdade escolhida no 5º ou 9º ano.
Todas essas novas funcionalidades foram pensadas para facilitar a consulta dos dados pelos usuários, fortalecendo assim a pesquisa sobre a educação nacional e oferecendo dados confiáveis e contextualizados para os criadores e gestores de políticas públicas.