Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Marília Moshkovich
Esta publicação apresenta um levantamento bibliográfico sobre desigualdades de gênero e raça na educação brasileira. A seleção reúne 32 trabalhos, dentre artigos, livros e outros materiais, que se constituíram como fontes científicas para o estudo desses fenômenos no Brasil contemporâneo.
A bibliografia foi selecionada à luz das mudanças ocorridas no sistema educacional brasileiro a partir da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, que iniciou a fase atual da educação no Brasil. Neste sentido, o levantamento está organizado em três eixos: 1) Desigualdades de Gênero na Educação; 2) Desigualdades Raciais na educação; e 3) Interseções: Gênero, Raça e Classe/Origem Social produzindo desigualdades educacionais. Para cada eixo, é apresentada uma síntese geral sobre o tema que é acompanhada de referências bibliográficas sobre desigualdades educacionais.