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Projeto Redes de Tutoria: a relação tutora e a transformação da sala de aula em comunidades de aprendizagem.

Sergio Martinic e Martin De Gregorio

Há mais de 20 anos foram realizadas as primeiras experiências que deram origem à metodologia pedagógica designada de Redes de Tutoria, na qual professores e alunos aprendem e ensinam mutuamente. Implementada no México, inicialmente nas escolas rurais, atualmente, o projeto se disseminou por toda Educação Básica, com resultados que apontam para a melhora do aprendizado e transformações das práticas docentes.

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Uma experiência única e inovadora na luta contra a discriminação social nas escolas de ensino fundamental II: o caso da região metropolitana de Toulouse

Choukri Ben Ayed & Etienne Butzbach

Relata a experiência, em curso, voltada ao enfrentamento da segregação social e de práticas de evitação escolar na região metropolitana de Toulouse. Visa favorecer a heterogeneidade social nas escolas, envolvendo a alocação de mais de mil crianças que estudavam em escolas segregadas, por meio da mobilização e da pactuação com a comunidade profissionais da educação, adaptação de práticas pedagógicas, apoio e monitoramento da ação educativa e otimização de parcerias.

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O programa Escola Nova da Colômbia

Sergio Martinic e Martin De Gregorio

Relata a implementação da política educacional voltada à educação rural colombiana. Abarca suas principais características, entre as quais a proposta de mudanças significativas na relação entre professores e alunos, no interior da escola: o papel dos alunos, como aprendizes ativos; o papel do professor, como orientador do processo de aprendizagem; a articulação escola-comunidade no processo de aprendizagem, e o emprego de estratégias didáticas para atender diferentes ritmos de aprendizagem.

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Promover a equidade social no sistema de educação escolar por meio do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. O caso do Plano CEIBAL, Uruguai

Sergio Martinic e Martin De Gregorio

Trata do Plano Ceibal, que busca reduzir a lacuna no acesso à tecnologia e à educação básica e enfrentar desigualdades educacionais. Seus resultados apontam-no como referência na integração de tecnologias na educação escolar com efeitos positivos no desempenho de alunos de baixa renda, na formação docente, em inovações no processo de ensino e aprendizagem e infraestrutura, além de benefícios às famílias e comunidades.

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Programa das 900 Escolas: Melhorar a qualidade da educação após o retorno à democracia no Chile

Sergio Martinic e Martin De Gregorio

Implementado no Chile, a partir do processo de redemocratização do país, entre 1990 e 1997, o Programa 900 escolas teve como finalidade melhorar a qualidade da educação básica entre as escolas mais pobres, por meio de uma política de discriminação positiva. Os resultados mostram uma alta valorização das instituições escolares, bem como dos profissionais da educação e alunos, devido ao aumento de recursos materiais e às mudanças nas práticas pedagógicas.

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O Ensino Secundário Rural Mediado pelas TIC: o uso da tecnologia para garantir o acesso ao ensino secundário na zona rural da Argentina e repensar a educação

Sergio Martinic e Martin De Gregorio

Sistematiza a política de oferta do Ensino Secundário em setores rurais na Argentina por meio do emprego de Tecnologias Digitais da Comunicação, a fim de garantir o acesso à educação e reduzir o abismo digital entre escolas urbanas e rurais.

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As experiências de full-service community schools nos Estados Unidos

Viviane Coelho Caldeira Ramos

Trata de uma política de financiamento do governo federal estadunidense voltada a escolas localizadas em regiões com alto índice de pobreza, número elevado de minorias raciais/étnicas e casos de violência. As experiências relatadas demonstram que, por meio de parcerias entre governos (federal, estaduais, municipais) e sociedade civil, são ofertados diversos tipos de serviços aos alunos, pais e comunidade, o que gera impactos positivos na permanência, desempenho e taxa de conclusão dos estudantes que vivem em regiões vulneráveis.

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Características escolares eficazes: o caso da escola girassol

Naira da Costa Muylaert Lima

Sistematiza a experiência da Escola Girassol, localizada no município de Serra (Espírito Santo), dando relevo às características escolares reportadas na literatura como eficazes Tais características explicam os bons resultados alcançados pelos alunos dessa escola nas avaliações estandardizadas.

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Sobral e a garantia da aprendizagem de todas as crianças

Lilia Asuca Sumiya

Apresenta a política de alfabetização do município de Sobral (Ceará), criada para enfrentar o baixo desempenho, que serviu de base para a construção Programa Aprendizagem na Idade Certa (Mais PAIC-CE). Implementada há duas décadas, compreende ações em quatro frentes estratégicas: gestão institucional; fortalecimento da gestão escolar; fortalecimento da ação pedagógica e valorização do magistério.

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A experiência do Free Semester Program na Coreia do Sul

Filomena Siqueira

Relata a experiência recente do Free Semester Program, voltado ao enfrentamento de dois problemas no Ensino Médio coreano: o alto nível de exigência quanto à dedicação aos estudos, o que torna a escolarização nesta etapa desgastante, e a diferenciação nas chances de acesso ao Ensino Superior para alunos de origem social desfavorecida, que não podem arcar com reforço escolar de melhor qualidade e mais caro.

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Alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental: articulação da política educacional para garantia de equidade no município de Marília (SP)

Cláudia Oliveira Pimenta

Sistematiza a política implementada na rede municipal de educação de Marília (São Paulo), a partir dos anos 2000, cujo foco é a alfabetização de todas as crianças, por meio de distintas estratégias pedagógicas: fortalecimento do papel da equipe de gestão e construção de um arranjo institucional reorganizador das relações entre o órgão dirigentes e as escolas, com ênfase no apoio às ações de melhoria do ensino e da aprendizagem. Seus resultados apontam a redução da desigualdade escolar, com aprendizado adequado para crianças de NSE mais baixo.

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As reformas implementadas em Ontário (Canadá) e suas implicações no sistema de ensino e nos resultados educacionais

Catarina Ianni Segatto

Relata a reestruturação da rede de ensino de Ontário, Canadá, após o ano de 2003, com intensa participação dos profissionais da educação, definições claras de objetivos e trocas de experiência, o que resultou na redução das diferenças de nível de aprendizado entre crianças de diferentes NSE, elevação das taxas de conclusão no Ensino Médio, incluindo jovens com maior risco de abandonar esse nível de escolaridade.

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Ações sistêmicas pelo direito à educação e atendimento aos povos da floresta: o caso do Acre

Joana Buarque Gusmão

Relata a implementação de políticas educacionais no estado do Acre, entre 1999 e 2010, que visavam a efetivação do direito à educação. Focaliza, especialmente, as estratégias voltadas ao acesso e ao atendimento das especificidades dos povos da floresta: indígenas, ribeirinhos, seringueiros e outras populações rurais.

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Programa aprendizagem na idade certa (mais paic): avanços permanentes na busca da equidade

Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz

Concebido em 2004, pelo Comitê Cearense para Eliminação do Analfabetismo Escolar, o Paic torna-se uma política educacional em 2007. Organiza-se a partir da cooperação técnica e financeira entre a Secretaria Estadual de Educação e todos os municípios cearenses, tendo o Estado um papel equalizador para redução das desigualdades educacionais.

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