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Veja a situação
da aprendizagem
e da desigualdade nos
municípios brasileiros
O IDeA calcula, para todos os municípios brasileiros, para o 5º e o 9º anos, tanto o seu nível de aprendizagem em Língua Portuguesa e em Matemática com as desigualdades de aprendizagem que existem entre grupos de estudantes dos municípios definidos por nível socioeconômico, raça e sexo. Foram utilizadas as edições da Prova Brasil entre 2007 e 2017, agregadas em quatro tríades: 2007-2009-2011, 2009-2011-2013, 2011-2013-2015, 2013-2015-2017.
5º ano: Dados sobre os alunos que fizeram o exame Prova Brasil no 5o ano do Ensino Fundamental.
9o ano: Dados sobre os alunos que fizeram o exame Prova Brasil no 9o ano do Ensino Fundamental.
Nível Socioeconômico: o NSE sintetiza dados sobre escolaridade familiar, condições de moradia e bens de consumo, conforme os dados preenchidos no questionário socioeconômico da Prova Brasil.
Raça: Divididos entre pretos e brancos, conforme autoidentificação no questionário socioeconômico da Prova Brasil.
Sexo: Estudantes divididos entre meninos e meninas, conforme autoidentificação no questionário socioeconômico da Prova Brasil.
As informações da Prova Brasil foram agrupadas em conjuntos de três edições: 2007-2009-11; 2009-2011-2013; 2011-2013-2015 e 2013-2015-2017. O ano de referência para o filtro é o último dos três.
para destacá-los nos gráficos:
{{cada.nome_municipio+' - '+cada.uf}}
{{cadaum.nome_municipio}}, {{cadaum.uf}}, possuía {{virgula(cadaum.pop_texto)}} habitantes em 2021, conforme o IBGE. Em 2017, segundo dados do Censo Escolar, {{cadaum.nome_municipio}} possuía {{cadaum.esc_total}} escolas de Ensino Fundamental, sendo {{cadaum.esc_mun}} municipais, {{cadaum.esc_est}} estaduais e {{cadaum.esc_priv}} privadas. Assim, nesse ano, {{virgula(cadaum.perc_publi)}}% de suas matrículas no Ensino Fundamental estavam em escolas públicas e {{virgula(cadaum.perc_priv)}}% em escolas privadas. Também para 2017, a Unesco avaliou a infraestrutura do conjunto das escolas públicas de Ensino Fundamental de {{cadaum.nome_municipio}} com o nível {{cadaum.infra_total}}, em uma escala de 1 a 7. O nível das escolas públicas dos anos iniciais do Ensino Fundamental foi {{cadaum.infra_ai}} e o das escolas públicas dos anos finais do Ensino Fundamental foi {{cadaum.infra_af}}.
A publicação Qualidade da infraestrutura das escolas públicas do Brasil, publicada em 2019 da Unesco, foi coordenada pelas professoras Maria Teresa Gonzaga Alves e Flávia Pereira Xavier, da UFMG, e está disponível neste link. Na página 57 do documento há um quadro com a interpretação detalhada dos sete níveis de infraestrutura escolar.
Observação: para calcular o IDeA em municípios com população pequena, foi necessário usar técnicas estatísticas de ampliação de amostras. Elas foram adotadas em duas situações: quando as amostras de estudantes dos municípios, para o cálculo do nível de aprendizagem, foi inferior a 100 estudantes e também nas situações em que a amostra de estudantes, para o cálculo das desigualdades entre grupos, foi inferior a 30 estudantes. Para mais informações, consulte a Nota Técnica.
Os municípios em situação atípica são aqueles com número positivo nos eixos “desigualdade por raça” e/ou “desigualdade por nível socioeconômico”. A situação é atípica porque o padrão de desigualdade encontrado neles contraria o que é apontado pela literatura científica. Isto é, o grupo de estudantes com nível socioeconômico mais baixo tem aprendizagens maiores do que o grupo de nível socioconômico mais alto e o grupo de estudantes pretos têm aprendizagens maiores do que o grupo de estudantes brancos. Contudo, esses municípios são exceções pouco numerosas e não expressam o padrão geral do país. Em geral, são municípios muito pequenos e que tiveram amostras ampliadas. Além disso, a desigualdade encontrata neles é, de modo geral, baixa e próxima à equidade.
Os números negativos no eixo “nível de aprendizagem” indicam a distância do nível de aprendizagem dos municípios em relação a um nível que seria desejável, expresso pelo número 0. Como em um saldo negativo, quanto mais distante de zero, maior será o problema: -0,2 é pior que é -0,004. Os números positivos nesse eixo indicam que o nível de aprendizagem do município é maior do que a situação de referência.
Os números negativos no eixo “desigualdade por NSE” medem, no interior do município, qual é a desvantagem dos estudantes de NSE mais baixo em relação aos estudantes de NSE mais alto. Como em um saldo negativo, quanto mais distante de zero, maior será o problema: a desigualdade. Valores em torno de 0 indicam a igualdade entre grupos. Os números positivos, excepcionais, indicam situações atípicas.
Os números negativos no eixo “desigualdade por sexo” indicam, no interior do município, qual é a desvantagem das aprendizagens das meninas em relação aos meninos (medem a vantagem dos meninos). Valores em torno de 0 indicam a igualdade entre grupos. Os números positivos medem, no interior do município, a desvantagem dos meninos em relação às meninas (medem a vantagem das meninas).
Os números negativos no eixo “desigualdade por raça” indicam, no interior do município, qual é a desvantagem dos estudantes pretos em relação aos estudantes brancos. Como em um saldo negativo, quanto mais distante de zero, maior será o problema: a desigualdade. Valores em torno de 0 indicam a igualdade entre grupos. Os números positivos, excepcionais, indicam situações atípicas.
Escolha um município para
conhecer sua situação detalhada
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do IDeA
proficiência
por grupos sociais
de proficiência
dos dados
5º ano: Dados sobre os alunos que fizeram o exame Prova Brasil no 5o ano do Ensino Fundamental.
9o ano: Dados sobre os alunos que fizeram o exame Prova Brasil no 9o ano do Ensino Fundamental.
Nível Socioeconômico: o NSE sintetiza dados sobre escolaridade familiar, condições de moradia e bens de consumo, conforme os dados preenchidos no questionário socioeconômico da Prova Brasil.
Raça: Divididos entre pretos e brancos, conforme autoidentificação no questionário socioeconômico da Prova Brasil.
Sexo: Estudantes divididos entre meninos e meninas, conforme autoidentificação no questionário socioeconômico da Prova Brasil.
5º ano: Dados sobre os alunos que fizeram o exame Prova Brasil no 5o ano do Ensino Fundamental.
9o ano: Dados sobre os alunos que fizeram o exame Prova Brasil no 9o ano do Ensino Fundamental.
Nível Socioeconômico: o NSE sintetiza dados sobre escolaridade familiar, condições de moradia e bens de consumo, conforme os dados preenchidos no questionário socioeconômico da Prova Brasil.
Raça: Divididos entre pretos e brancos, conforme autoidentificação no questionário socioeconômico da Prova Brasil.
Sexo: Estudantes divididos entre meninos e meninas, conforme autoidentificação no questionário socioeconômico da Prova Brasil.
5º ano: Dados sobre os alunos que fizeram o exame Prova Brasil no 5o ano do Ensino Fundamental.
9o ano: Dados sobre os alunos que fizeram o exame Prova Brasil no 9o ano do Ensino Fundamental.
As informações da Prova Brasil foram agrupadas em conjuntos de três edições: 2007-2009-11; 2009-2011-2013; 2011-2013-2015 e 2013-2015-2017. O ano de referência para o filtro é o último dos três.
5º ano: Dados sobre os alunos que fizeram o exame Prova Brasil no 5o ano do Ensino Fundamental.
9o ano: Dados sobre os alunos que fizeram o exame Prova Brasil no 9o ano do Ensino Fundamental.
As informações da Prova Brasil foram agrupadas em conjuntos de três edições: 2007-2009-11; 2009-2011-2013; 2011-2013-2015 e 2013-2015-2017. O ano de referência para o filtro é o último dos três.
5º ano: Dados sobre os alunos que fizeram o exame Prova Brasil no 5o ano do Ensino Fundamental.
9o ano: Dados sobre os alunos que fizeram o exame Prova Brasil no 9o ano do Ensino Fundamental.
As informações da Prova Brasil foram agrupadas em conjuntos de três edições: 2007-2009-11; 2009-2011-2013; 2011-2013-2015 e 2013-2015-2017. O ano de referência para o filtro é o último dos três.
5º ano: Dados sobre os alunos que fizeram o exame Prova Brasil no 5o ano do Ensino Fundamental.
9o ano: Dados sobre os alunos que fizeram o exame Prova Brasil no 9o ano do Ensino Fundamental.
As informações da Prova Brasil foram agrupadas em conjuntos de três edições: 2007-2009-11; 2009-2011-2013; 2011-2013-2015 e 2013-2015-2017. O ano de referência para o filtro é o último dos três.
Nível Socioeconômico: o NSE sintetiza dados sobre escolaridade familiar, condições de moradia e bens de consumo, conforme os dados preenchidos no questionário socioeconômico da Prova Brasil.
Raça: Divididos entre pretos e brancos, conforme autoidentificação no questionário socioeconômico da Prova Brasil.
Sexo: Estudantes divididos entre meninos e meninas, conforme autoidentificação no questionário socioeconômico da Prova Brasil.
5º ano: Dados sobre os alunos que fizeram o exame Prova Brasil no 5o ano do Ensino Fundamental.
9o ano: Dados sobre os alunos que fizeram o exame Prova Brasil no 9o ano do Ensino Fundamental.
As informações da Prova Brasil foram agrupadas em conjuntos de três edições: 2007-2009-11; 2009-2011-2013; 2011-2013-2015 e 2013-2015-2017. O ano de referência para o filtro é o último dos três.
Nível Socioeconômico: o NSE sintetiza dados sobre escolaridade familiar, condições de moradia e bens de consumo, conforme os dados preenchidos no questionário socioeconômico da Prova Brasil.
Raça: Divididos entre pretos e brancos, conforme autoidentificação no questionário socioeconômico da Prova Brasil.
Sexo: Estudantes divididos entre meninos e meninas, conforme autoidentificação no questionário socioeconômico da Prova Brasil.
5º ano: Dados sobre os alunos que fizeram o exame Prova Brasil no 5o ano do Ensino Fundamental.
9o ano: Dados sobre os alunos que fizeram o exame Prova Brasil no 9o ano do Ensino Fundamental.
As informações da Prova Brasil foram agrupadas em conjuntos de três edições: 2007-2009-11; 2009-2011-2013; 2011-2013-2015 e 2013-2015-2017. O ano de referência para o filtro é o último dos três.
Ano Escolar | Disciplina | Nível de Aprendizagem |
Desigualdade NSE |
Desigualdade Raça |
Desigualdade Sexo |
---|---|---|---|---|---|
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Ano Escolar | Disciplina | Nível de Aprendizagem |
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A publicação Qualidade da infraestrutura das escolas públicas do Brasil, publicada em 2019 da Unesco, foi coordenada pelas professoras Maria Teresa Gonzaga Alves e Flávia Pereira Xavier, da UFMG, e está disponível neste link. Na página 57 do documento há um quadro com a interpretação detalhada dos sete níveis de infraestrutura escolar.
Observação: para calcular o IDeA em municípios com população pequena, foi necessário usar técnicas estatísticas de ampliação de amostras. Elas foram adotadas em duas situações: quando as amostras de estudantes dos municípios, para o cálculo do nível de aprendizagem, foi inferior a 100 estudantes e também nas situações em que a amostra de estudantes, para o cálculo das desigualdades entre grupos, foi inferior a 30 estudantes. Para mais informações, consulte a Nota Técnica.
Os municípios em situação atípica são aqueles com número positivo nos eixos “desigualdade por raça” e/ou “desigualdade por nível socioeconômico”. A situação é atípica porque o padrão de desigualdade encontrado neles contraria o que é apontado pela literatura científica. Isto é, o grupo de estudantes com nível socioeconômico mais baixo tem aprendizagens maiores do que o grupo de nível socioconômico mais alto e o grupo de estudantes pretos têm aprendizagens maiores do que o grupo de estudantes brancos. Contudo, esses municípios são exceções pouco numerosas e não expressam o padrão geral do país. Em geral, são municípios muito pequenos e que tiveram amostras ampliadas. Além disso, a desigualdade encontrata neles é, de modo geral, baixa e próxima à equidade.
Os números negativos no eixo “nível de aprendizagem” indicam a distância do nível de aprendizagem dos municípios em relação a um nível que seria desejável, expresso pelo número 0. Como em um saldo negativo, quanto mais distante de zero, maior será o problema: -0,2 é pior que é -0,004. Os números positivos nesse eixo indicam que o nível de aprendizagem do município é maior do que a situação de referência.
Os números negativos no eixo “desigualdade por NSE” medem, no interior do município, qual é a desvantagem dos estudantes de NSE mais baixo em relação aos estudantes de NSE mais alto. Como em um saldo negativo, quanto mais distante de zero, maior será o problema: a desigualdade. Valores em torno de 0 indicam a igualdade entre grupos. Os números positivos, excepcionais, indicam situações atípicas.
Os números negativos no eixo “desigualdade por sexo” indicam, no interior do município, qual é a desvantagem das aprendizagens das meninas em relação aos meninos (medem a vantagem dos meninos). Valores em torno de 0 indicam a igualdade entre grupos. Os números positivos medem, no interior do município, a desvantagem dos meninos em relação às meninas (medem a vantagem das meninas).
Os números negativos no eixo “desigualdade por raça” indicam, no interior do município, qual é a desvantagem dos estudantes pretos em relação aos estudantes brancos. Como em um saldo negativo, quanto mais distante de zero, maior será o problema: a desigualdade. Valores em torno de 0 indicam a igualdade entre grupos. Os números positivos, excepcionais, indicam situações atípicas.