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Os resultados do IDeA evidenciam que, entre as disciplinas e os anos escolares, h\u00e1 diferen\u00e7as nas propor\u00e7\u00f5es de munic\u00edpios onde meninas e meninos t\u00eam vantagens.<\/p>\n

Em L\u00edngua Portuguesa, no 5\u00ba ano, havia desigualdade em quase 90% dos munic\u00edpios tanto em 2011 quanto em 2017, percentual praticamente constante entre as faixas de n\u00edvel de aprendizagem. Em 99% desses munic\u00edpios com desigualdade, as meninas est\u00e3o em vantagem (Tabela 9).<\/p>\n

Em L\u00edngua Portuguesa, no 9\u00ba ano, o padr\u00e3o \u00e9 parecido. Em rela\u00e7\u00e3o ao 5\u00ba ano, o percentual de munic\u00edpios com desigualdades \u00e9 ligeiramente maior; eles s\u00e3o cerca de 92% tanto em 2011, quanto em 2017. Esse percentual \u00e9 praticamente constante entre as faixas de n\u00edvel de aprendizagem. Em 99% desses munic\u00edpios desiguais, as meninas est\u00e3o em vantagem (Tabela 11).<\/p>\n

Em Matem\u00e1tica, o padr\u00e3o das desigualdades por sexo muda entre os segmentos. No 5\u00ba ano, h\u00e1 desigualdade em cerca de 54% dos munic\u00edpios, contra 46% em situa\u00e7\u00e3o de equidade, valores que pouco variam entre 2011 e 2017. Os meninos t\u00eam vantagem em cerca de 63% desses munic\u00edpios desiguais em 2011, contra 37% das meninas. Esse percentual que cai, em 2017, para cerca de 54% com vantagem dos meninos contra 46% com vantagem das meninas (Tabela 10).<\/p>\n

Em Matem\u00e1tica, no 9\u00ba ano, a propor\u00e7\u00e3o de munic\u00edpios com desigualdade aumenta muito em rela\u00e7\u00e3o ao 5\u00ba ano: eles s\u00e3o 80% dos munic\u00edpios em 2011 e em 77% deles em 2017. Quase toda essa desigualdade \u00e9 favor\u00e1vel aos meninos, que t\u00eam vantagem em cerca de 92% dos munic\u00edpios em 2011 e em 89% deles em 2017 (Tabela 12).<\/p>\n

 <\/p>\n

Tabela 9 N\u00edvel e desigualdade de aprendizagem em L\u00edngua Portuguesa por sexo no 5<\/b>\u00ba<\/b> ano entre munic\u00edpios brasileiros, com a indica\u00e7\u00e3o do grupo em vantagem<\/b><\/strong><\/p>\n\n\n\n\n\n\n\n<\/colgroup>\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n
\n
<\/div>\n<\/td>\n
\n
N\u00edvel de aprendizagem<\/div>\n<\/td>\n
\n
Equidade<\/div>\n<\/td>\n
\n
Desigualdades<\/div>\n<\/td>\n
Desigualdades<\/td>\n<\/tr>\n
pr\u00f3 meninas<\/td>\npr\u00f3 meninos<\/td>\n<\/tr>\n<\/thead>\n
\n
2011<\/div>\n<\/td>\n
Alto<\/td>\n13,3%<\/td>\n86,7%<\/td>\n99,0%<\/td>\n1,0%<\/td>\n<\/tr>\n
M\u00e9dio alto<\/td>\n8,4%<\/td>\n91,6%<\/td>\n99,3%<\/td>\n0,7%<\/td>\n<\/tr>\n
M\u00e9dio<\/td>\n9,6%<\/td>\n90,4%<\/td>\n99,4%<\/td>\n0,6%<\/td>\n<\/tr>\n
M\u00e9dio baixo<\/td>\n9,9%<\/td>\n90,1%<\/td>\n99,1%<\/td>\n0,9%<\/td>\n<\/tr>\n
Baixo<\/td>\n13,0%<\/td>\n87,0%<\/td>\n99,1%<\/td>\n0,9%<\/td>\n<\/tr>\n
Total<\/td>\n10,4%<\/td>\n89,6%<\/td>\n99,2%<\/td>\n0,8%<\/td>\n<\/tr>\n
\n
2017<\/div>\n<\/td>\n
Alto<\/td>\n6,8%<\/td>\n93,2%<\/td>\n99,7%<\/td>\n0,3%<\/td>\n<\/tr>\n
M\u00e9dio alto<\/td>\n12,9%<\/td>\n87,1%<\/td>\n98,7%<\/td>\n1,3%<\/td>\n<\/tr>\n
M\u00e9dio<\/td>\n10,5%<\/td>\n89,5%<\/td>\n98,9%<\/td>\n1,1%<\/td>\n<\/tr>\n
M\u00e9dio baixo<\/td>\n9,5%<\/td>\n90,5%<\/td>\n99,4%<\/td>\n0,6%<\/td>\n<\/tr>\n
Baixo<\/td>\n11,3%<\/td>\n88,7%<\/td>\n99,1%<\/td>\n0,9%<\/td>\n<\/tr>\n
Total<\/td>\n10,2%<\/td>\n89,8%<\/td>\n99,1%<\/td>\n0,9%<\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n<\/table>\n

 <\/p>\n

Tabela 10 N\u00edvel e desigualdade de aprendizagem em Matem\u00e1tica por sexo no 5<\/b>\u00ba<\/b> ano entre munic\u00edpios brasileiros, com a indica\u00e7\u00e3o do grupo em vantagem<\/b><\/strong><\/p>\n\n\n\n\n\n\n\n<\/colgroup>\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n
\n
<\/div>\n<\/td>\n
\n
Nivel de aprendizagem<\/div>\n<\/td>\n
\n
Equidade<\/div>\n<\/td>\n
\n
Desigualdades<\/div>\n<\/td>\n
Desigualdades<\/td>\n<\/tr>\n
pr\u00f3 meninas<\/td>\npr\u00f3 meninos<\/td>\n<\/tr>\n<\/thead>\n
\n
2011<\/div>\n<\/td>\n
Alto<\/td>\n50,8%<\/td>\n49,2%<\/td>\n8,0%<\/td>\n92,0%<\/td>\n<\/tr>\n
M\u00e9dio alto<\/td>\n43,1%<\/td>\n56,9%<\/td>\n27,0%<\/td>\n73,0%<\/td>\n<\/tr>\n
M\u00e9dio<\/td>\n44,3%<\/td>\n55,7%<\/td>\n38,2%<\/td>\n61,8%<\/td>\n<\/tr>\n
M\u00e9dio baixo<\/td>\n44,7%<\/td>\n55,3%<\/td>\n37,1%<\/td>\n62,9%<\/td>\n<\/tr>\n
Baixo<\/td>\n49,2%<\/td>\n50,8%<\/td>\n43,2%<\/td>\n56,8%<\/td>\n<\/tr>\n
Total<\/td>\n46,2%<\/td>\n53,8%<\/td>\n36,9%<\/td>\n63,1%<\/td>\n<\/tr>\n
\n
2017<\/div>\n<\/td>\n
Alto<\/td>\n43,4%<\/td>\n56,6%<\/td>\n18,7%<\/td>\n81,3%<\/td>\n<\/tr>\n
M\u00e9dio alto<\/td>\n44,1%<\/td>\n55,9%<\/td>\n36,2%<\/td>\n63,8%<\/td>\n<\/tr>\n
M\u00e9dio<\/td>\n45,8%<\/td>\n54,2%<\/td>\n46,8%<\/td>\n53,2%<\/td>\n<\/tr>\n
M\u00e9dio baixo<\/td>\n45,7%<\/td>\n54,3%<\/td>\n54,8%<\/td>\n45,2%<\/td>\n<\/tr>\n
Baixo<\/td>\n46,8%<\/td>\n53,2%<\/td>\n75,8%<\/td>\n24,2%<\/td>\n<\/tr>\n
Total<\/td>\n45,1%<\/td>\n54,9%<\/td>\n45,8%<\/td>\n54,2%<\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n<\/table>\n

 <\/p>\n

Tabela 11 N\u00edvel e desigualdade de aprendizagem em L\u00edngua Portuguesa por sexo no 9<\/b>\u00ba<\/b> ano entre munic\u00edpios brasileiros, com a indica\u00e7\u00e3o do grupo em vantagem<\/b><\/strong><\/p>\n\n\n\n\n\n\n\n<\/colgroup>\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n
\n
<\/div>\n<\/td>\n
\n
N\u00edvel de Aprendizagem<\/div>\n<\/td>\n
\n
Equidade<\/div>\n<\/td>\n
\n
Desigualdade<\/div>\n<\/td>\n
Desigualdades<\/td>\n<\/tr>\n
pr\u00f3 meninas<\/td>\npr\u00f3 meninos<\/td>\n<\/tr>\n<\/thead>\n
\n
2011<\/div>\n<\/td>\n
Alto<\/td>\n0,0%<\/td>\n100,0%<\/td>\n100,0%<\/td>\n0,0%<\/td>\n<\/tr>\n
M\u00e9dio alto<\/td>\n11,1%<\/td>\n88,9%<\/td>\n98,9%<\/td>\n1,1%<\/td>\n<\/tr>\n
M\u00e9dio<\/td>\n3,7%<\/td>\n96,3%<\/td>\n99,9%<\/td>\n0,1%<\/td>\n<\/tr>\n
M\u00e9dio baixo<\/td>\n1,7%<\/td>\n98,3%<\/td>\n99,4%<\/td>\n0,6%<\/td>\n<\/tr>\n
Baixo<\/td>\n5,9%<\/td>\n94,1%<\/td>\n99,7%<\/td>\n0,3%<\/td>\n<\/tr>\n
Total<\/td>\n7,4%<\/td>\n92,6%<\/td>\n99,4%<\/td>\n0,6%<\/td>\n<\/tr>\n
\n
2017<\/div>\n<\/td>\n
Alto<\/td>\n2,2%<\/td>\n97,8%<\/td>\n99,7%<\/td>\n0,3%<\/td>\n<\/tr>\n
M\u00e9dio alto<\/td>\n9,0%<\/td>\n91,0%<\/td>\n98,3%<\/td>\n1,7%<\/td>\n<\/tr>\n
M\u00e9dio<\/td>\n4,8%<\/td>\n95,2%<\/td>\n99,7%<\/td>\n0,3%<\/td>\n<\/tr>\n
M\u00e9dio baixo<\/td>\n3,2%<\/td>\n96,8%<\/td>\n99,8%<\/td>\n0,2%<\/td>\n<\/tr>\n
Baixo<\/td>\n8,8%<\/td>\n91,2%<\/td>\n99,3%<\/td>\n0,7%<\/td>\n<\/tr>\n
Total<\/td>\n6,4%<\/td>\n93,6%<\/td>\n99,4%<\/td>\n0,6%<\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n<\/table>\n

 <\/p>\n

Tabela 12 N\u00edvel e desigualdade de aprendizagem em Matem\u00e1tica por sexo no 9<\/b>\u00ba<\/b> ano entre munic\u00edpios brasileiros, com a indica\u00e7\u00e3o do grupo em vantagem<\/b><\/p>\n\n\n\n\n\n\n\n<\/colgroup>\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n
\n
<\/div>\n<\/td>\n
\n
N\u00edvel de aprendizagem<\/div>\n<\/td>\n
\n
Equidade<\/div>\n<\/td>\n
\n
Desigualdade<\/div>\n<\/td>\n
Desigualdades<\/td>\n<\/tr>\n
pr\u00f3 meninas<\/td>\npr\u00f3 meninos<\/td>\n<\/tr>\n<\/thead>\n
\n
2011<\/div>\n<\/td>\n
Alto<\/td>\n40,0%<\/td>\n60,00%<\/td>\n2,8%<\/td>\n97,2%<\/td>\n<\/tr>\n
M\u00e9dio alto<\/td>\n19,0%<\/td>\n80,98%<\/td>\n7,4%<\/td>\n92,6%<\/td>\n<\/tr>\n
M\u00e9dio<\/td>\n20,9%<\/td>\n79,11%<\/td>\n6,8%<\/td>\n93,2%<\/td>\n<\/tr>\n
M\u00e9dio baixo<\/td>\n24,1%<\/td>\n75,93%<\/td>\n0,8%<\/td>\n99,2%<\/td>\n<\/tr>\n
Baixo<\/td>\n21,1%<\/td>\n78,94%<\/td>\n9,3%<\/td>\n90,7%<\/td>\n<\/tr>\n
Total<\/td>\n20,1%<\/td>\n79,93%<\/td>\n7,5%<\/td>\n92,5%<\/td>\n<\/tr>\n
\n
2017<\/div>\n<\/td>\n
Alto<\/td>\n27,0%<\/td>\n73,04%<\/td>\n6,0%<\/td>\n94,0%<\/td>\n<\/tr>\n
M\u00e9dio alto<\/td>\n21,1%<\/td>\n78,89%<\/td>\n9,1%<\/td>\n90,9%<\/td>\n<\/tr>\n
M\u00e9dio<\/td>\n26,2%<\/td>\n73,76%<\/td>\n8,6%<\/td>\n91,4%<\/td>\n<\/tr>\n
M\u00e9dio baixo<\/td>\n22,3%<\/td>\n77,70%<\/td>\n10,3%<\/td>\n89,7%<\/td>\n<\/tr>\n
Baixo<\/td>\n22,8%<\/td>\n77,22%<\/td>\n14,0%<\/td>\n86,0%<\/td>\n<\/tr>\n
Total<\/td>\n22,6%<\/td>\n77,40%<\/td>\n10,5%<\/td>\n89,5%<\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n<\/table>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"As meninas est\u00e3o em vantagem em L\u00edngua Portuguesa, no 5\u00ba e no 9\u00ba anos, em quase todos munic\u00edpios desiguais. Os meninos t\u00eam ligeira vantagem em Matem\u00e1tica no 5\u00ba ano. No 9\u00ba ano, os meninos t\u00eam vantagem em quase todos os munic\u00edpios com desigualdade em Matem\u00e1tica. ","protected":false},"author":1,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":[],"categories":[5],"tags":[57,17],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/portalidea.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/296"}],"collection":[{"href":"https:\/\/portalidea.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/portalidea.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portalidea.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portalidea.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=296"}],"version-history":[{"count":11,"href":"https:\/\/portalidea.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/296\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":375,"href":"https:\/\/portalidea.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/296\/revisions\/375"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/portalidea.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=296"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/portalidea.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=296"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/portalidea.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=296"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}