WordPress database error: [Operation not allowed when innodb_forced_recovery > 0.]
INSERT INTO wp_clear_wfconfig (name, val, autoload) values ('lastPermissionsTemplateCheck', '1714338173', 'yes') ON DUPLICATE KEY UPDATE val = '1714338173', autoload = 'yes'

WordPress database error: [Operation not allowed when innodb_forced_recovery > 0.]
INSERT INTO wp_clear_wfconfig (name, val, autoload) values ('previousWflogsFileList', '[\"template.php\",\"config-transient.php\",\"config.php\",\"config-synced.php\",\"config-livewaf.php\",\"ips.php\",\"attack-data.php\",\"GeoLite2-Country.mmdb\",\"rules.php\",\".htaccess\"]', 'yes') ON DUPLICATE KEY UPDATE val = '[\"template.php\",\"config-transient.php\",\"config.php\",\"config-synced.php\",\"config-livewaf.php\",\"ips.php\",\"attack-data.php\",\"GeoLite2-Country.mmdb\",\"rules.php\",\".htaccess\"]', autoload = 'yes'

WordPress database error: [Operation not allowed when innodb_forced_recovery > 0.]
INSERT INTO wp_clear_wfconfig (name, val, autoload) values ('serverDNS', '1714338173;254;18.230.69.234', 'yes') ON DUPLICATE KEY UPDATE val = '1714338173;254;18.230.69.234', autoload = 'yes'

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /var/www/html/wp-includes/class-wpdb.php:1634) in /var/www/html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1752 {"id":294,"date":"2022-09-04T13:12:03","date_gmt":"2022-09-04T16:12:03","guid":{"rendered":"https:\/\/portalidea.org.br\/?p=294"},"modified":"2022-12-20T13:51:05","modified_gmt":"2022-12-20T16:51:05","slug":"o-que-o-idea-informa-sobre-a-relacao-entre-nivel-de-aprendizagem-e-desigualdades-por-sexo","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portalidea.org.br\/o-que-o-idea-informa-sobre-a-relacao-entre-nivel-de-aprendizagem-e-desigualdades-por-sexo\/","title":{"rendered":"O que o IDeA informa sobre a rela\u00e7\u00e3o entre n\u00edvel de aprendizagem e desigualdades por sexo"},"content":{"rendered":"

O IDeA evidencia um padr\u00e3o geral de rela\u00e7\u00e3o entre n\u00edvel de aprendizagem e as desigualdades por sexo que \u00e9 diferente do verificado para as desigualdades por NSE e ra\u00e7a. Em primeiro lugar, as desigualdades por sexo n\u00e3o s\u00e3o correlacionadas ao n\u00edvel de aprendizagem em nenhuma das disciplinas, uma vez que n\u00e3o h\u00e1 uma varia\u00e7\u00e3o expressiva da propor\u00e7\u00e3o de munic\u00edpios equitativos ou nas faixas de desigualdade ao longo dos diferentes n\u00edveis de aprendizagens. Em segundo lugar, o padr\u00e3o das desigualdades varia consideravelmente conforme a disciplina analisada: h\u00e1 muito mais munic\u00edpios em situa\u00e7\u00e3o de equidade em Matem\u00e1tica (Tabelas 6 e 8) do que em L\u00edngua Portuguesa (Tabelas 5 e 7).<\/p>\n

Quando se observa a evolu\u00e7\u00e3o temporal desses dados, o que se nota \u00e9 que os padr\u00f5es de desigualdade se mant\u00eam relativamente constantes tanto na situa\u00e7\u00e3o de maior aumento do n\u00edvel de aprendizagem, que \u00e9 L\u00edngua Portuguesa no 5\u00ba ano (Tabela 5) quanto na de maior estagna\u00e7\u00e3o, que \u00e9\u00a0 Matem\u00e1tica no 9\u00ba ano (Tabela 8).<\/p>\n

 <\/p>\n

Tabela 5 N\u00edvel e desigualdade de aprendizagem em L\u00edngua Portuguesa por sexo no 5<\/b>\u00ba<\/b> ano entre munic\u00edpios brasileiros<\/b><\/strong><\/p>\n\n\n\n\n\n\n\n\n<\/colgroup>\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n
\n
<\/div>\n<\/td>\n
\n
N\u00edvel de Aprendizagem<\/div>\n<\/td>\n
\n
Equidade<\/div>\n<\/td>\n
Desigualdades por sexo<\/td>\n\n
Total<\/div>\n<\/td>\n<\/tr>\n
Desigualdade baixa<\/td>\nDesigualdade<\/td>\nDesigualdade alta<\/td>\n<\/tr>\n<\/thead>\n
\n
2011<\/div>\n<\/td>\n
Alto<\/td>\n13,27%<\/td>\n82,30%<\/td>\n4,42%<\/td>\n0,00%<\/td>\n100,00%<\/td>\n<\/tr>\n
M\u00e9dio alto<\/td>\n8,38%<\/td>\n83,33%<\/td>\n6,86%<\/td>\n1,43%<\/td>\n100,00%<\/td>\n<\/tr>\n
M\u00e9dio<\/td>\n9,63%<\/td>\n72,10%<\/td>\n11,87%<\/td>\n6,40%<\/td>\n100,00%<\/td>\n<\/tr>\n
M\u00e9dio baixo<\/td>\n9,94%<\/td>\n72,88%<\/td>\n10,97%<\/td>\n6,21%<\/td>\n100,00%<\/td>\n<\/tr>\n
Baixo<\/td>\n13,03%<\/td>\n70,29%<\/td>\n10,60%<\/td>\n6,08%<\/td>\n100,00%<\/td>\n<\/tr>\n
Total<\/td>\n10,43%<\/td>\n74,09%<\/td>\n10,27%<\/td>\n5,21%<\/td>\n100,00%<\/td>\n<\/tr>\n
\n
2017<\/div>\n<\/td>\n
Alto<\/td>\n6,82%<\/td>\n87,29%<\/td>\n5,35%<\/td>\n0,54%<\/td>\n100,00%<\/td>\n<\/tr>\n
M\u00e9dio alto<\/td>\n12,95%<\/td>\n66,67%<\/td>\n16,64%<\/td>\n3,75%<\/td>\n100,00%<\/td>\n<\/tr>\n
M\u00e9dio<\/td>\n10,47%<\/td>\n68,45%<\/td>\n13,31%<\/td>\n7,77%<\/td>\n100,00%<\/td>\n<\/tr>\n
M\u00e9dio baixo<\/td>\n9,54%<\/td>\n72,48%<\/td>\n11,01%<\/td>\n6,97%<\/td>\n100,00%<\/td>\n<\/tr>\n
Baixo<\/td>\n11,34%<\/td>\n65,99%<\/td>\n15,79%<\/td>\n6,88%<\/td>\n100,00%<\/td>\n<\/tr>\n
Total<\/td>\n10,25%<\/td>\n73,23%<\/td>\n12,14%<\/td>\n4,38%<\/td>\n100,00%<\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n<\/table>\n

 <\/p>\n

Tabela 6 N\u00edvel e desigualdade de aprendizagem em Matem\u00e1tica por sexo no 5<\/b>\u00ba<\/b> ano entre munic\u00edpios brasileiros<\/b><\/strong><\/p>\n\n\n\n\n\n\n\n\n<\/colgroup>\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n
\n
<\/div>\n<\/td>\n
\n
N\u00edvel de Aprendizagem<\/div>\n<\/td>\n
\n
Equidade<\/div>\n<\/td>\n
Desigualdades por sexo<\/td>\n\n
Total<\/div>\n<\/td>\n<\/tr>\n
Desigualdade baixa<\/td>\nDesigualdade<\/td>\nDesigualdade alta<\/td>\n<\/tr>\n<\/thead>\n
\n
2011<\/div>\n<\/td>\n
Alto<\/td>\n50,84%<\/td>\n48,04%<\/td>\n0,56%<\/td>\n0,56%<\/td>\n100,00%<\/td>\n<\/tr>\n
Medio alto<\/td>\n43,11%<\/td>\n52,79%<\/td>\n3,15%<\/td>\n0,95%<\/td>\n100,00%<\/td>\n<\/tr>\n
Medio<\/td>\n44,29%<\/td>\n48,45%<\/td>\n4,98%<\/td>\n2,27%<\/td>\n100,00%<\/td>\n<\/tr>\n
Medio baixo<\/td>\n44,66%<\/td>\n46,63%<\/td>\n5,48%<\/td>\n3,23%<\/td>\n100,00%<\/td>\n<\/tr>\n
Baixo<\/td>\n49,19%<\/td>\n44,11%<\/td>\n4,23%<\/td>\n2,47%<\/td>\n100,00%<\/td>\n<\/tr>\n
Total<\/td>\n46,21%<\/td>\n47,30%<\/td>\n4,30%<\/td>\n2,19%<\/td>\n100,00%<\/td>\n<\/tr>\n
\n
2017<\/div>\n<\/td>\n
Alto<\/td>\n43,40%<\/td>\n53,46%<\/td>\n2,39%<\/td>\n0,75%<\/td>\n100,00%<\/td>\n<\/tr>\n
Medio alto<\/td>\n44,12%<\/td>\n48,92%<\/td>\n5,11%<\/td>\n1,85%<\/td>\n100,00%<\/td>\n<\/tr>\n
Medio<\/td>\n45,81%<\/td>\n44,63%<\/td>\n6,17%<\/td>\n3,40%<\/td>\n100,00%<\/td>\n<\/tr>\n
Medio baixo<\/td>\n45,72%<\/td>\n45,39%<\/td>\n5,59%<\/td>\n3,29%<\/td>\n100,00%<\/td>\n<\/tr>\n
Baixo<\/td>\n46,78%<\/td>\n46,32%<\/td>\n4,10%<\/td>\n2,80%<\/td>\n100,00%<\/td>\n<\/tr>\n
Total<\/td>\n45,15%<\/td>\n47,56%<\/td>\n4,85%<\/td>\n2,44%<\/td>\n100,00%<\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n<\/table>\n

 <\/p>\n

Tabela 7 N\u00edvel e desigualdade de aprendizagem em L\u00edngua Portuguesa por sexo no 9<\/b>\u00ba<\/b> ano entre munic\u00edpios brasileiros<\/b><\/strong><\/p>\n\n\n\n\n\n\n\n\n<\/colgroup>\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n
\n
<\/div>\n<\/td>\n
\n
N\u00edvel de Aprendizagem<\/div>\n<\/td>\n
\n
Equidade<\/div>\n<\/td>\n
Desigualdades<\/td>\n\n
Total<\/div>\n<\/td>\n<\/tr>\n
Desigualdade baixa<\/td>\nDesigualdade<\/td>\nDesigualdade alta<\/td>\n<\/tr>\n<\/thead>\n
\n
2011<\/div>\n<\/td>\n
Alto<\/td>\n0,00%<\/td>\n100,00%<\/td>\n0,00%<\/td>\n0,00%<\/td>\n100,00%<\/td>\n<\/tr>\n
Medio alto<\/td>\n1,72%<\/td>\n95,40%<\/td>\n2,87%<\/td>\n0,00%<\/td>\n100,00%<\/td>\n<\/tr>\n
Medio<\/td>\n3,74%<\/td>\n86,36%<\/td>\n8,65%<\/td>\n1,25%<\/td>\n100,00%<\/td>\n<\/tr>\n
Medio baixo<\/td>\n5,94%<\/td>\n77,04%<\/td>\n13,10%<\/td>\n3,93%<\/td>\n100,00%<\/td>\n<\/tr>\n
Baixo<\/td>\n11,13%<\/td>\n73,17%<\/td>\n9,68%<\/td>\n6,02%<\/td>\n100,00%<\/td>\n<\/tr>\n
Total<\/td>\n7,42%<\/td>\n78,01%<\/td>\n10,49%<\/td>\n4,09%<\/td>\n100,00%<\/td>\n<\/tr>\n
\n
2017<\/div>\n<\/td>\n
Alto<\/td>\n2,17%<\/td>\n92,68%<\/td>\n5,15%<\/td>\n0,00%<\/td>\n100,00%<\/td>\n<\/tr>\n
Medio alto<\/td>\n3,17%<\/td>\n86,40%<\/td>\n8,91%<\/td>\n1,52%<\/td>\n100,00%<\/td>\n<\/tr>\n
Medio<\/td>\n4,81%<\/td>\n74,86%<\/td>\n16,56%<\/td>\n3,77%<\/td>\n100,00%<\/td>\n<\/tr>\n
Medio baixo<\/td>\n8,84%<\/td>\n69,89%<\/td>\n13,61%<\/td>\n7,66%<\/td>\n100,00%<\/td>\n<\/tr>\n
Baixo<\/td>\n9,05%<\/td>\n69,85%<\/td>\n11,56%<\/td>\n9,55%<\/td>\n100,00%<\/td>\n<\/tr>\n
Total<\/td>\n6,37%<\/td>\n75,40%<\/td>\n12,83%<\/td>\n5,40%<\/td>\n100,00%<\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n<\/table>\n

 <\/p>\n

Tabela 8 N\u00edvel e desigualdade de aprendizagem em Matem\u00e1tica por sexo no 9<\/b>\u00ba<\/b> ano entre munic\u00edpios brasileiros<\/b><\/p>\n\n\n\n\n\n\n\n\n<\/colgroup>\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n
\n
<\/div>\n<\/td>\n
\n
N\u00edvel de Aprendizagem<\/div>\n<\/td>\n
\n
Equidade<\/div>\n<\/td>\n
Desigualdades por sexo<\/td>\n\n
Total<\/div>\n<\/td>\n<\/tr>\n
Desigualdade baixa<\/td>\nDesigualdade<\/td>\nDesigualdade alta<\/td>\n<\/tr>\n<\/thead>\n
\n
2011<\/div>\n<\/td>\n
Alto<\/td>\n40,00%<\/td>\n58,33%<\/td>\n1,67%<\/td>\n0,00%<\/td>\n100,00%<\/td>\n<\/tr>\n
M\u00e9dio alto<\/td>\n24,07%<\/td>\n67,28%<\/td>\n6,17%<\/td>\n2,47%<\/td>\n100,00%<\/td>\n<\/tr>\n
M\u00e9dio<\/td>\n20,89%<\/td>\n72,83%<\/td>\n4,81%<\/td>\n1,48%<\/td>\n100,00%<\/td>\n<\/tr>\n
M\u00e9dio baixo<\/td>\n21,06%<\/td>\n72,22%<\/td>\n4,93%<\/td>\n1,79%<\/td>\n100,00%<\/td>\n<\/tr>\n
Baixo<\/td>\n19,02%<\/td>\n71,95%<\/td>\n6,43%<\/td>\n2,61%<\/td>\n100,00%<\/td>\n<\/tr>\n
Total<\/td>\n20,07%<\/td>\n71,81%<\/td>\n5,85%<\/td>\n2,27%<\/td>\n100,00%<\/td>\n<\/tr>\n
\n
2017<\/div>\n<\/td>\n
Alto<\/td>\n26,96%<\/td>\n64,35%<\/td>\n7,83%<\/td>\n0,87%<\/td>\n100,00%<\/td>\n<\/tr>\n
M\u00e9dio alto<\/td>\n22,30%<\/td>\n72,47%<\/td>\n4,18%<\/td>\n1,05%<\/td>\n100,00%<\/td>\n<\/tr>\n
M\u00e9dio<\/td>\n26,24%<\/td>\n67,89%<\/td>\n4,49%<\/td>\n1,38%<\/td>\n100,00%<\/td>\n<\/tr>\n
M\u00e9dio baixo<\/td>\n22,78%<\/td>\n67,16%<\/td>\n6,77%<\/td>\n3,30%<\/td>\n100,00%<\/td>\n<\/tr>\n
Baixo<\/td>\n21,11%<\/td>\n68,46%<\/td>\n6,92%<\/td>\n3,52%<\/td>\n100,00%<\/td>\n<\/tr>\n
Total<\/td>\n22,60%<\/td>\n68,09%<\/td>\n6,37%<\/td>\n2,93%<\/td>\n100,00%<\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n<\/table>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"As desigualdades de aprendizagem por sexo s\u00e3o persistentes entre os anos escolares e ao longo do tempo e est\u00e3o associadas \u00e0 disciplina escolar, mas n\u00e3o ao n\u00edvel de aprendizagem munic\u00edpios. A propor\u00e7\u00e3o de munic\u00edpios desiguais \u00e9 maior em L\u00edngua Portuguesa do que em Matem\u00e1tica. ","protected":false},"author":1,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":[],"categories":[5],"tags":[57,17],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/portalidea.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/294"}],"collection":[{"href":"https:\/\/portalidea.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/portalidea.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portalidea.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portalidea.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=294"}],"version-history":[{"count":9,"href":"https:\/\/portalidea.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/294\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":399,"href":"https:\/\/portalidea.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/294\/revisions\/399"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/portalidea.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=294"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/portalidea.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=294"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/portalidea.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=294"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}