WordPress database error: [Operation not allowed when innodb_forced_recovery > 0.]
INSERT INTO wp_clear_wfconfig (name, val, autoload) values ('lastPermissionsTemplateCheck', '1714290554', 'yes') ON DUPLICATE KEY UPDATE val = '1714290554', autoload = 'yes'

WordPress database error: [Operation not allowed when innodb_forced_recovery > 0.]
INSERT INTO wp_clear_wfconfig (name, val, autoload) values ('previousWflogsFileList', '[\"template.php\",\"config-transient.php\",\"config.php\",\"config-synced.php\",\"config-livewaf.php\",\"ips.php\",\"attack-data.php\",\"GeoLite2-Country.mmdb\",\"rules.php\",\".htaccess\"]', 'yes') ON DUPLICATE KEY UPDATE val = '[\"template.php\",\"config-transient.php\",\"config.php\",\"config-synced.php\",\"config-livewaf.php\",\"ips.php\",\"attack-data.php\",\"GeoLite2-Country.mmdb\",\"rules.php\",\".htaccess\"]', autoload = 'yes'

WordPress database error: [Operation not allowed when innodb_forced_recovery > 0.]
INSERT INTO wp_clear_wfconfig (name, val, autoload) values ('serverDNS', '1714290554;299;18.230.69.234', 'yes') ON DUPLICATE KEY UPDATE val = '1714290554;299;18.230.69.234', autoload = 'yes'

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /var/www/html/wp-includes/class-wpdb.php:1634) in /var/www/html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1752 {"id":29,"date":"2022-08-17T14:42:27","date_gmt":"2022-08-17T17:42:27","guid":{"rendered":"https:\/\/portalidea.org.br\/?p=29"},"modified":"2022-08-25T13:43:58","modified_gmt":"2022-08-25T16:43:58","slug":"resultados-da-pesquisa-desigualdades-de-aprendizado-no-ensino-fundamental-brasileiro-insumos-e-processos-escolares","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portalidea.org.br\/resultados-da-pesquisa-desigualdades-de-aprendizado-no-ensino-fundamental-brasileiro-insumos-e-processos-escolares\/","title":{"rendered":"Resultados da pesquisa “Desigualdades de aprendizado no ensino fundamental brasileiro: insumos e processos escolares”"},"content":{"rendered":"

O Portal IDeA convida para a apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados da pesquisa\u00a0Desigualdades de aprendizado no ensino fundamental brasileiro: insumos e processos escolares.<\/em><\/p>\n

No dia 06 de maio, quinta-feira, das 14:00 \u00e0s 16:00, a professora Fl\u00e1via Pereira Xavier, da Faculdade de Educa\u00e7\u00e3o da UFMG, apresentar\u00e1 resultados da pesquisa\u00a0Desigualdades de aprendizado no ensino fundamental brasileiro: insumos e processos escolares<\/em>, realizada como p\u00f3s-doutorado no Programa de P\u00f3s-Gradua\u00e7\u00e3o em Educa\u00e7\u00e3o da Unicamp, no Focus \u2013 Grupo de Pesquisa em Educa\u00e7\u00e3o, Institui\u00e7\u00f5es e Desigualdade \u2013, sob supervis\u00e3o da professora Ana Maria F. Almeida. O evento ser\u00e1 mediado pelo professor Mauricio Ernica, da Faculdade de Educa\u00e7\u00e3o da Unicamp e do grupo Focus, e contar\u00e1 tamb\u00e9m com a participa\u00e7\u00e3o da professora Mariane Campelo Koslinski, da Faculdade de Educa\u00e7\u00e3o da UFRJ, que debater\u00e1 o trabalho. A transmiss\u00e3o ocorrer\u00e1 por este link:\u00a0https:\/\/youtu.be\/oF3WOIMVpU0<\/a><\/p>\n

A pesquisa\u00a0Desigualdades de aprendizado no ensino fundamental brasileiro: insumos e processos escolares<\/em>\u00a0investigou se fatores de insumos e processos escolares afetam tanto a qualidade quanto a equidade educacional nas escolas p\u00fablicas brasileiras de ensino fundamental. Como indicador de insumo, foi utilizado o n\u00edvel de infraestrutura escolar e, como indicadores de processos, foram utilizados o curr\u00edculo cumprido, a gest\u00e3o de classe, as expectativas docentes e interven\u00e7\u00f5es para melhoria do aprendizado e a promo\u00e7\u00e3o dos alunos. Com base nos dados do Sistema de Avalia\u00e7\u00e3o da Educa\u00e7\u00e3o B\u00e1sica (Saeb) de 2017, por meio de regress\u00f5es log\u00edsticas multin\u00edveis, foram estimadas as chances de os estudantes estarem no n\u00edvel adequado de aprendizado em Matem\u00e1tica no 5\u00ba ano e no 9\u00ba ano do ensino fundamental. Para analisar a equidade entre grupos, observamos as dist\u00e2ncias das chances de aprendizado entre grupos sociais e o impacto do insumo e dos produtos analisados na redu\u00e7\u00e3o das desigualdades entre grupos definidos por origem socioecon\u00f4mica, sexo, cor e pela repet\u00eancia pr\u00e9via dos alunos.<\/p>\n

Os principais resultados foram os seguintes. Por um lado, no que diz respeito \u00e0 qualidade da aprendizagem, estudantes de escolas com melhor infraestrutura e melhores processos t\u00eam maiores chances de estar no n\u00edvel adequado de aprendizagem em Matem\u00e1tica. Contudo, quando s\u00e3o analisadas as desigualdades entre grupos sociais, essa associa\u00e7\u00e3o n\u00e3o se verifica do mesmo modo. Tanto a melhoria da infraestrutura escolar quanto a da maior parte dos processos n\u00e3o est\u00e3o associados \u00e0 promo\u00e7\u00e3o da equidade e, inclusive, podem conviver com n\u00edveis elevados de desigualdade. Os fatores mais fortemente associados \u00e0 redu\u00e7\u00e3o das desigualdades s\u00e3o as interven\u00e7\u00f5es da escola diretamente voltadas \u00e0 melhoria do aprendizado e \u00e0 promo\u00e7\u00e3o dos estudantes.<\/p>\n

Esses resultados n\u00e3o s\u00f3 contribuem para o entendimento de nosso sistema de ensino, como tamb\u00e9m se abrem para a discuss\u00e3o de pol\u00edticas p\u00fablicas voltadas \u00e0 afirma\u00e7\u00e3o do direito \u00e0 educa\u00e7\u00e3o de qualidade para todos os grupos sociais. Se insumos e processos de qualidade s\u00e3o indiscutivelmente importantes para assegurar esse direito, o que a pesquisa evidencia \u00e9 que sua oferta universal n\u00e3o assegura a redu\u00e7\u00e3o das desigualdades. Para esse fim, \u00e9 necess\u00e1rio, tamb\u00e9m, que sejam constru\u00eddas pol\u00edticas p\u00fablicas espec\u00edficas e que incidam sobre as pr\u00e1ticas pedag\u00f3gicas.<\/p>\n

No n\u00famero anterior da newsletter do Portal IDeA divulgamos outra pesquisa recente da professora Fl\u00e1via Xavier, em co-autoria com Maria Teresa Gonzaga Alves. Para reler a newsletter\u00a0clique aqui<\/a>.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"O Portal IDeA convida para a apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados da pesquisa\u00a0Desigualdades de aprendizado no ensino fundamental brasileiro: insumos e processos escolares. No dia 06 de maio, quinta-feira, das 14:00 \u00e0s 16:00, a professora Fl\u00e1via Pereira Xavier, da Faculdade de Educa\u00e7\u00e3o da UFMG, apresentar\u00e1 resultados da pesquisa\u00a0Desigualdades de aprendizado no ensino fundamental brasileiro: insumos e processos […]","protected":false},"author":1,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":[],"categories":[4],"tags":[14,12],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/portalidea.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/29"}],"collection":[{"href":"https:\/\/portalidea.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/portalidea.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portalidea.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portalidea.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=29"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/portalidea.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/29\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":30,"href":"https:\/\/portalidea.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/29\/revisions\/30"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/portalidea.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=29"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/portalidea.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=29"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/portalidea.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=29"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}