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Maria Alice Nogueira, T\u00e2nia F. Resende e Viviane Coelho C. Ramos<\/em><\/p>\n Esta publica\u00e7\u00e3o \u00e9 parte dos resultados de um trabalho de pesquisa desenvolvido pelo Observat\u00f3rio Sociol\u00f3gico Fam\u00edlia-Escola (OSFE), da Faculdade de Educa\u00e7\u00e3o da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no \u00e2mbito do projeto Rede de Grupos de Pesquisa em Educa\u00e7\u00e3o e Desigualdades, fomentado pela Funda\u00e7\u00e3o Tide Setubal. Seu objetivo \u00e9 o de propiciar \u2013 a pesquisadores, estudantes, gestores, profissionais do terceiro setor e p\u00fablico em geral \u2013 um diret\u00f3rio de estudos que focaliza as rela\u00e7\u00f5es entre educa\u00e7\u00e3o, pobreza e desigualdades, de modo a estimular ou colaborar com pesquisas sobre o tema, bem como contribuir para a reflex\u00e3o sobre pol\u00edticas p\u00fablicas e iniciativas da sociedade civil nessa \u00e1rea.<\/p>\n Foi realizado um levantamento de obras em tr\u00eas l\u00ednguas (ingl\u00eas, franc\u00eas e portugu\u00eas) e em diferentes bancos de dados. Em ingl\u00eas, a sele\u00e7\u00e3o dos textos foi feita nos bancos JStore e ERIC. No que concerne \u00e0 l\u00edngua francesa, foram pesquisados os bancos Cairn, Pers\u00e9e e \u00c9rudit. Em portugu\u00eas, a pesquisa contemplou os seguintes peri\u00f3dicos: Cadernos de Pesquisa; Revista Brasileira de Educa\u00e7\u00e3o; Revista Dados; Revista Brasileira de Sociologia; Educa\u00e7\u00e3o em Revista; Estudos em Avalia\u00e7\u00e3o Educacional; Ensaio: Avalia\u00e7\u00e3o e Pol\u00edticas P\u00fablicas em Educa\u00e7\u00e3o; Educar em Revista (dossi\u00ea \u201cDesigualdades educacionais e pobreza\u201d); Em Aberto (dossi\u00ea \u201cEduca\u00e7\u00e3o, pobreza e desigualdade social\u201d). Al\u00e9m disso, foram inclu\u00eddos relat\u00f3rios, realizados por ONGs de diferentes pa\u00edses, que abordam programas de interven\u00e7\u00e3o no \u00e2mbito da rela\u00e7\u00e3o entre educa\u00e7\u00e3o escolar e vulnerabilidade social. Os textos foram selecionados empregando-se, num primeiro momento, as seguintes palavras-chave: \u201cpobreza\u201d, \u201cdesigualdade\u201d, \u201ceduca\u00e7\u00e3o prim\u00e1ria\u201d, \u201csucesso escolar\u201d e \u201cescolas urbanas\u201d. Secundariamente, quando necess\u00e1rio, utilizaram-se como filtros as palavras-chave \u201cleitura\u201d e \u201cmatem\u00e1tica\u201d.<\/p>\n Assim, partindo de um universo original de aproximadamente 7 mil t\u00edtulos, foi feita uma sele\u00e7\u00e3o inicial de cerca de 280 trabalhos, a qual, submetida a um primeiro tratamento anal\u00edtico, resultou em um corpus de 180 textos \u2013 que s\u00e3o os efetivamente elencados nesta publica\u00e7\u00e3o \u2013, oriundos de centros de pesquisa e organiza\u00e7\u00f5es da sociedade civil de um n\u00famero significativo de pa\u00edses, abordando realidades educacionais diversificadas. O tratamento anal\u00edtico mais detalhado desse corpus resultou em uma bibliografia cr\u00edtica organizada em oito eixos tem\u00e1ticos. Os eixos foram concebidos a partir da identifica\u00e7\u00e3o de grandes temas do debate internacional, visando facilitar o trato com os textos selecionados. Com o intuito de orientar a leitura foi constru\u00eddo, para cada eixo, um coment\u00e1rio introdut\u00f3rio destacando quest\u00f5es relevantes\/emergentes, bem como estabelecendo rela\u00e7\u00f5es entre diferentes subtemas, pa\u00edses e l\u00ednguas. Os eixos s\u00e3o:<\/p>\n Com base no crit\u00e9rio do grau de pertin\u00eancia ao tema, cada eixo foi organizado em bibliografia principal e bibliografia secund\u00e1ria. Para os textos da bibliografia principal de cada eixo, \u00e9 apresentada uma ficha bibliogr\u00e1fica completa, incluindo: refer\u00eancia completa, link da publica\u00e7\u00e3o (quando dispon\u00edvel), resumo na l\u00edngua original (e resumo traduzido para o portugu\u00eas, no caso de textos estrangeiros), local da pesquisa. J\u00e1 no caso da bibliografia secund\u00e1ria, s\u00e3o apresentadas as refer\u00eancias completas de cada texto, o link da publica\u00e7\u00e3o (quando dispon\u00edvel) e o resumo na l\u00edngua original. Em todos os casos, os trabalhos s\u00e3o listados por l\u00edngua e por ordem alfab\u00e9tica de sobrenome do primeiro autor. Trabalhos com conte\u00fado mais abrangente aparecem em mais de um eixo.<\/p>\n\n