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A suspens\u00e3o das aulas por causa da pandemia de Covid-19, embora necess\u00e1ria, dever\u00e1 aumentar as desigualdades educacionais associadas ao n\u00edvel socioecon\u00f4mico das fam\u00edlias. Essa associa\u00e7\u00e3o \u00e9 bem conhecida e foi demonstrada nos anos de 1960 por trabalhos publicados nos EUA, no Reino Unido e na Fran\u00e7a. Desde ent\u00e3o, invariavelmente, essa associa\u00e7\u00e3o \u00e9 encontrada nos mais diversos pa\u00edses e contextos, variando apenas o modo como se d\u00e1 em longo do tempo e em diferentes locais. Tamb\u00e9m nos anos 1960, na Fran\u00e7a, dem\u00f3grafos e soci\u00f3logos demonstraram que as desigualdades educacionais estavam associadas menos \u00e0 renda das fam\u00edlias e mais \u00e0s suas desigualdades culturais e educacionais.<\/p>\n

Em di\u00e1logo com essa literatura, Sean Reardon, professor da Universidade de Stanford, analisou dados de um per\u00edodo de quase 60 anos (1943-2001) da hist\u00f3ria norte-americana, investigando as mudan\u00e7as nos padr\u00f5es da associa\u00e7\u00e3o entre, de um lado, a renda e a escolaridade das fam\u00edlias e, de outro, os rendimentos escolares de seus filhos. Este \u00e9 um dos trabalhos apresentados na pesquisa\u00a0\u201cEduca\u00e7\u00e3o, Pobreza e desigualdades\u201d<\/a>, dispon\u00edvel no Portal IDeA.<\/p>\n

Reardon se concentra no per\u00edodo posterior \u00e0 d\u00e9cada de 1970, quando houve nos EUA o expressivo aumento na desigualdade entre a renda dos mais ricos e a dos mais pobres. Ao analisar os dados de desempenho acad\u00eamico de grupos de estudantes definidos pela renda familiar e sua ra\u00e7a, o autor mostra que, se por um lado, houve diminui\u00e7\u00e3o da diferen\u00e7a nos desempenhos acad\u00eamicos de crian\u00e7as negras em rela\u00e7\u00e3o \u00e0s brancas, por outro, aumentou a diferen\u00e7a de resultados acad\u00eamicos entre os estudantes mais pobres e mais ricos – era de 30% a 40% maior entre as crian\u00e7as nascidas em 2001 do que entre as nascidas em 1976. Outro resultado importante da pesquisa \u00e9 que, desde os anos 1970, houve um aumento na associa\u00e7\u00e3o dos resultados escolares \u00e0 renda familiar, controlado o grau de escolaridade das fam\u00edlias; segundo o pesquisador, um d\u00f3lar a mais na renda parece comprar mais desempenho escolar nos anos 2000 do que h\u00e1 algumas d\u00e9cadas.<\/p>\n

Por que, desde os anos 1970, houve o aumento da desigualdade educacional entre ricos e pobres e por que aumentou a associa\u00e7\u00e3o entre renda familiar e desempenho, controlada a escolaridade dos pais? O autor levanta tr\u00eas explica\u00e7\u00f5es. A primeira \u00e9 que houve, no per\u00edodo, um aumento maior do investimento de tempo e dinheiro feito pelas fam\u00edlias mais ricas no desenvolvimento acad\u00eamico dos seus filhos. A segunda explica\u00e7\u00e3o diz respeito a caracter\u00edsticas do contexto familiar. As fam\u00edlias mais ricas, de modo geral, t\u00eam pais mais escolarizados e que costumam ter pr\u00e1ticas voltadas \u00e0 escolariza\u00e7\u00e3o dos filhos que s\u00e3o mais rent\u00e1veis. O autor verificou que essas fam\u00edlias modificaram e intensificaram essas pr\u00e1ticas visando os resultados escolares de seus filhos, o que levou ao aumento do desempenho escolar de seus filhos. Por sua vez, essa mudan\u00e7a nas pr\u00e1ticas familiares visando a escolariza\u00e7\u00e3o n\u00e3o se verificou, com a mesma intensidade, entre as fam\u00edlias mais pobres. A terceira explica\u00e7\u00e3o, enfatiza o aumento da segrega\u00e7\u00e3o residencial por renda nos Estados Unidos. Como o or\u00e7amento escolar norte-americano \u00e9, em boa medida, baseado em impostos locais sobre patrim\u00f4nio imobili\u00e1rio, os distritos escolares mais ricos, onde est\u00e3o os estudantes das fam\u00edlias mais ricas e escolarizadas, s\u00e3o tamb\u00e9m aqueles que contam com as escolas com maiores e melhores recursos.<\/p>\n

Apesar de lidar com o contexto norte-americano, a pesquisa de Reardon permite a constru\u00e7\u00e3o de indaga\u00e7\u00f5es sobre como, no contexto brasileiro, tem se dado a rela\u00e7\u00e3o entre desempenho escolar e renda familiar, antes e depois da pandemia de Covid-19.<\/p>\n

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