Relata a implementação de estratégias voltadas a evitar o processo de degradação de uma escola do subúrbio de Paris, que enfrentava problemas relativos à sua organização, ao seu funcionamento, aos maus resultados de desempenho dos estudantes e à insatisfação dos familiares. As estratégias centraram-se no atendimento aos estudantes cujos aprendizado e comportamento eram preocupantes, no diálogo com seus familiares e no estabelecimento de consensos entre os profissionais da escola quanto a propostas para ampliar as oportunidades educacionais desses estudantes Os resultados apontam para superação dos problemas da escola, maior engajamento dos estudantes e de suas famílias no processo de aprendizagem e comprometimento de professores a fim de que todos alcancem sucesso na escolarização, com consequente melhora no desempenho.
Relata a experiência, em curso, voltada ao enfrentamento da segregação social e de práticas de evitação escolar na região metropolitana de Toulouse. Visa favorecer a heterogeneidade social nas escolas, envolvendo a alocação de mais de mil crianças que estudavam em escolas segregadas, por meio da mobilização e da pactuação com a comunidade profissionais da educação, adaptação de práticas pedagógicas, apoio e monitoramento da ação educativa e otimização de parcerias.