IDeA

Brasil

Características escolares eficazes: o caso da escola girassol

Naira da Costa Muylaert Lima

Sistematiza a experiência da Escola Girassol, localizada no município de Serra (Espírito Santo), dando relevo às características escolares reportadas na literatura como eficazes Tais características explicam os bons resultados alcançados pelos alunos dessa escola nas avaliações estandardizadas.

ler experiência

Sobral e a garantia da aprendizagem de todas as crianças

Lilia Asuca Sumiya

Apresenta a política de alfabetização do município de Sobral (Ceará), criada para enfrentar o baixo desempenho, que serviu de base para a construção Programa Aprendizagem na Idade Certa (Mais PAIC-CE). Implementada há duas décadas, compreende ações em quatro frentes estratégicas: gestão institucional; fortalecimento da gestão escolar; fortalecimento da ação pedagógica e valorização do magistério.

ler experiência

Alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental: articulação da política educacional para garantia de equidade no município de Marília (SP)

Cláudia Oliveira Pimenta

Sistematiza a política implementada na rede municipal de educação de Marília (São Paulo), a partir dos anos 2000, cujo foco é a alfabetização de todas as crianças, por meio de distintas estratégias pedagógicas: fortalecimento do papel da equipe de gestão e construção de um arranjo institucional reorganizador das relações entre o órgão dirigentes e as escolas, com ênfase no apoio às ações de melhoria do ensino e da aprendizagem. Seus resultados apontam a redução da desigualdade escolar, com aprendizado adequado para crianças de NSE mais baixo.

ler experiência

Ações sistêmicas pelo direito à educação e atendimento aos povos da floresta: o caso do Acre

Joana Buarque Gusmão

Relata a implementação de políticas educacionais no estado do Acre, entre 1999 e 2010, que visavam a efetivação do direito à educação. Focaliza, especialmente, as estratégias voltadas ao acesso e ao atendimento das especificidades dos povos da floresta: indígenas, ribeirinhos, seringueiros e outras populações rurais.

ler experiência

Programa aprendizagem na idade certa (mais paic): avanços permanentes na busca da equidade

Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz

Concebido em 2004, pelo Comitê Cearense para Eliminação do Analfabetismo Escolar, o Paic torna-se uma política educacional em 2007. Organiza-se a partir da cooperação técnica e financeira entre a Secretaria Estadual de Educação e todos os municípios cearenses, tendo o Estado um papel equalizador para redução das desigualdades educacionais.

ler experiência