Há mais de 20 anos foram realizadas as primeiras experiências que deram origem à metodologia pedagógica designada de Redes de Tutoria, na qual professores e alunos aprendem e ensinam mutuamente. Implementada no México, inicialmente nas escolas rurais, atualmente, o projeto se disseminou por toda Educação Básica, com resultados que apontam para a melhora do aprendizado e transformações das práticas docentes.
Relata a implementação da política educacional voltada à educação rural colombiana. Abarca suas principais características, entre as quais a proposta de mudanças significativas na relação entre professores e alunos, no interior da escola: o papel dos alunos, como aprendizes ativos; o papel do professor, como orientador do processo de aprendizagem; a articulação escola-comunidade no processo de aprendizagem, e o emprego de estratégias didáticas para atender diferentes ritmos de aprendizagem.
Trata do Plano Ceibal, que busca reduzir a lacuna no acesso à tecnologia e à educação básica e enfrentar desigualdades educacionais. Seus resultados apontam-no como referência na integração de tecnologias na educação escolar com efeitos positivos no desempenho de alunos de baixa renda, na formação docente, em inovações no processo de ensino e aprendizagem e infraestrutura, além de benefícios às famílias e comunidades.
Implementado no Chile, a partir do processo de redemocratização do país, entre 1990 e 1997, o Programa 900 escolas teve como finalidade melhorar a qualidade da educação básica entre as escolas mais pobres, por meio de uma política de discriminação positiva. Os resultados mostram uma alta valorização das instituições escolares, bem como dos profissionais da educação e alunos, devido ao aumento de recursos materiais e às mudanças nas práticas pedagógicas.
Sistematiza a política de oferta do Ensino Secundário em setores rurais na Argentina por meio do emprego de Tecnologias Digitais da Comunicação, a fim de garantir o acesso à educação e reduzir o abismo digital entre escolas urbanas e rurais.