IDeA

América Latina

Projeto Redes de Tutoria: a relação tutora e a transformação da sala de aula em comunidades de aprendizagem.

Sergio Martinic e Martin De Gregorio

Há mais de 20 anos foram realizadas as primeiras experiências que deram origem à metodologia pedagógica designada de Redes de Tutoria, na qual professores e alunos aprendem e ensinam mutuamente. Implementada no México, inicialmente nas escolas rurais, atualmente, o projeto se disseminou por toda Educação Básica, com resultados que apontam para a melhora do aprendizado e transformações das práticas docentes.

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O programa Escola Nova da Colômbia

Sergio Martinic e Martin De Gregorio

Relata a implementação da política educacional voltada à educação rural colombiana. Abarca suas principais características, entre as quais a proposta de mudanças significativas na relação entre professores e alunos, no interior da escola: o papel dos alunos, como aprendizes ativos; o papel do professor, como orientador do processo de aprendizagem; a articulação escola-comunidade no processo de aprendizagem, e o emprego de estratégias didáticas para atender diferentes ritmos de aprendizagem.

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Promover a equidade social no sistema de educação escolar por meio do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. O caso do Plano CEIBAL, Uruguai

Sergio Martinic e Martin De Gregorio

Trata do Plano Ceibal, que busca reduzir a lacuna no acesso à tecnologia e à educação básica e enfrentar desigualdades educacionais. Seus resultados apontam-no como referência na integração de tecnologias na educação escolar com efeitos positivos no desempenho de alunos de baixa renda, na formação docente, em inovações no processo de ensino e aprendizagem e infraestrutura, além de benefícios às famílias e comunidades.

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Programa das 900 Escolas: Melhorar a qualidade da educação após o retorno à democracia no Chile

Sergio Martinic e Martin De Gregorio

Implementado no Chile, a partir do processo de redemocratização do país, entre 1990 e 1997, o Programa 900 escolas teve como finalidade melhorar a qualidade da educação básica entre as escolas mais pobres, por meio de uma política de discriminação positiva. Os resultados mostram uma alta valorização das instituições escolares, bem como dos profissionais da educação e alunos, devido ao aumento de recursos materiais e às mudanças nas práticas pedagógicas.

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O Ensino Secundário Rural Mediado pelas TIC: o uso da tecnologia para garantir o acesso ao ensino secundário na zona rural da Argentina e repensar a educação

Sergio Martinic e Martin De Gregorio

Sistematiza a política de oferta do Ensino Secundário em setores rurais na Argentina por meio do emprego de Tecnologias Digitais da Comunicação, a fim de garantir o acesso à educação e reduzir o abismo digital entre escolas urbanas e rurais.

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