IDeA

Novidades

"Quem mais precisa da escola é quem recebe menos dela" - Fundação Tide Setubal entrevista Mauricio Ernica

Entrevista com o Prof. Maurício Ernica sobre as desigualdades educacionais no cenário da pandemia.

Ver mais

Resultados da pesquisa "Desigualdades de aprendizado no ensino fundamental brasileiro: insumos e processos escolares"

O Portal IDeA convida para a apresentação dos resultados da pesquisa "Desigualdades de aprendizado no ensino fundamental brasileiro: insumos e processos escolares"- 06 de maio das 14:00 às 16:00

Ver mais

Evento FAPESP -Educação: COVID-19 e desigualdades sociais

Evento FAPESP reúne especialistas para discutir os impactos da COVID-19 na educação

Ver mais

Relatório UNESCO- "Reabertura das escolas na América Latina e no Caribe: pontos chave, desafios e dilemas para planejar um retorno seguro das aulas presenciais"

Resumo executivo traduzido do relatório da UNESCO sobre a reabertura das escolas.

Ver mais

Literatura sobre estratificação educacional no Brasil

Seleção de alguns trabalhos acadêmicos sobre o tema da estratificação educacional no Brasil

Ver mais

O Impacto da COVID-19 na educação: Percepções do relatório “Education at a Glance” OCDE 2020

A equipe do Portal IDeA resumiu e traduziu os principais pontos do relatório da OCDE sobre o impacto da COVID-19 na educação

Ver mais

A cidade de Nova Iorque fecha novamente as escolas públicas com o aumento de casos de Covid

Reportagem do jornal The New York Times sobre o novo fechamento das escolas públicas na cidade

Ver mais

A escola combate ou reforça a desigualdade?

Podcast da Folha de São Paulo discute desigualdades educacionais no Brasil

Ver mais

Estima-se um abandona escolar de até 45% após a quarentena

Reportagem do jornal argentino La Nación sobre a previsão de evasão escolar no país após a quarentena

Ver mais

Após o fechamento das escolas, quantos evadirão na volta às aulas?

Texto opinativo publicado no Jornal Le Monde sobre o possível aumento da evasão escolar na França após a pandemia.

Ver mais

Desigualdade afeta mais meninos negros

Coluna de Antônio Gois, Jornal O Globo, discute os resultados de uma pesquisa sobre o desempenho escolar e suas desigualdades na cidade de São Paulo

Ver mais

Com o fechamento das escolas pela Covid-19, as crianças do mundo vão ao trabalho

A reportagem do The New York Times apresenta o cenário atual em diversos países em desenvolvimento nos quais as crianças, afastadas das escolas pela pandemia, estão trabalhando para ajudar no sustento de suas famílias.

Ver mais

Isto e aquilo: aprendizagem e equidade

As análises a partir dos dados do IDeA mostram que os municípios brasileiros têm dificuldade de assegurar simultaneamente a alta aprendizagem e a equidade entre grupos sociais.

Ver mais

A relação entre rendimento escolar e classe social nos EUA

Em sua pesquisa, Sean Reardon, Universidade de Stanford, EUA, mostra um aumento da desigualdade educacional entre ricos e pobres e o fortalecimento da associação entre renda familiar e desempenho escolar no período entre 1943 e 2001.

Ver mais

Desigualdade na educação

Programa Capital Natural, da Band TV, com a conversa entre o Prof. Maurício Ernica, Unicamp e conselheiro da Fundação Tide Setubal, e o Prof. Ocimar Alavarse, USP, sobre as desigualdades educacionais no Brasil, a partir dos dados do IDeA.

Ver mais

3 visões sobre os impactos da desigualdade na educação

Entrevistas curtas com o Prof. José Francisco Soares, com Maria Alice Setubal, presidente da Fundação Tide Setubal, e com Cristina Barreto de Paiva, secretária de educação de Nata, ao Jornal Nexo sobre os impactos da falta de equidade no sistema educacional brasileiro.

Ver mais

Portal IDeA entrevista Marília Carvalho

Entrevista com a professora e pesquisadora Marília Carvalho sobre educação e relações de gênero.

Ver mais

O desafio da hora: a qualidade para todas e todos

A reportagem do Centro de Referências em Educação Integral apresenta o IDeA centralizando a necessidade do debate acerca da qualidade educacional no país.

Ver mais

Desigualdade racial transparece em notas de meninos negros, mostra pesquisa

A reportagem da Folha de São Paulo discute as desigualdades por raça e gênero através dos dados do IDeA.

Ver mais

Desigualdades educacionais por gênero

Um retrato das desigualdades de aprendizagem por gênero nos municípios brasileiros através dos dados do IDeA.

Ver mais

Mais aprendizagem e menos desigualdade

Coluna de Antônio Gois publicada no Jornal O Globo apresentando o Indicador, os principais desafios da educação brasileira e as metas a serem perseguidas dentro de um cenário de desigualdade.

Ver mais

Pesquisadores criam índice para medir desigualdade

Reportagem do Jornal Folha de São Paulo sobre o IDeA apontando as fortes disparidades de aprendizagem entre os municípios brasileiros.

Ver mais

'Qualidade para poucos não é qualidade': novo indicador sobre educação põe desigualdade em foco

Reportagem da BBC Brasil com o Prof. Francisco sobre as desigualdades dentro do sistema educacional e a necessidade de um indicador para dar visibilidade a elas.

Ver mais

‘Qualidade para poucos na educação não é qualidade’

Entrevista ao jornal Nexo pelo Prof. Francisco Soares analisando como o problema da desigualdade afeta diretamente a educação pública oferecida no Brasil.

Ver mais

Suspensão das aulas e desigualdades de aprendizagem

A necessária suspensão das aulas devido à pandemia poderá acarretar um aprofundamento das desigualdades escolares.

Ver mais

Novas formas de consultar o IDeA

Os dados do IDeA ganharam novas funcionalidades de pesquisa ajudando o usuário a filtrar as informações mais pertinentes.

Ver mais

Um olhar para o 9º ano

Só 0,1% de municípios estão nas situações de alto aprendizado e equidade em nível socioeconômico para Matemática e só 0,1% para Língua Portuguesa. Entre pretos e brancos, essa proporção é menor ainda, chegando a quase zero nas duas disciplinas.

Ver mais

Por que criar o IDeA

A educação básica é direito de todos. Para garanti-lo, são necessárias ferramentas que verifiquem a realização efetiva desse direito. Uma delas é o novo Indicador de Desigualdades Educacionais (IDeA), que permite à sociedade brasileira medir a realidade de sua educação e ver avanços e desafios.

Ver mais

Um olhar para o 5º ano

Só 0,2% de municípios têm alto nível de aprendizado com equidade entre grupos de nível socioeconômico alto e baixo para Matemática e só 0,4% para Língua Portuguesa. Com o mesmo critério, comparando-se pretos e brancos, tem-se 0,7% para Matemática e 1,5% para Língua Portuguesa.

Ver mais