Entrevista com o Prof. Maurício Ernica sobre as desigualdades educacionais no cenário da pandemia.
Convite para o webinário “Um indicador para substituir o IDEB”, dia 05/08/2021 das 15:00 às 16:30
Convite para o webinário “O indicador para o Fundeb", dia 29/07/2021 das 15:00 às 16:30
Evento da Unesco/Brasil e parceiros discute o papel da educação na construção de sociedades mais democráticas e menos desiguais
O Portal IDeA convida para a apresentação dos resultados da pesquisa "Desigualdades de aprendizado no ensino fundamental brasileiro: insumos e processos escolares"- 06 de maio das 14:00 às 16:00
Evento FAPESP reúne especialistas para discutir os impactos da COVID-19 na educação
Resumo executivo traduzido do relatório da UNESCO sobre a reabertura das escolas.
Seleção de alguns trabalhos acadêmicos sobre o tema da estratificação educacional no Brasil
A equipe do Portal IDeA resumiu e traduziu os principais pontos do relatório da OCDE sobre o impacto da COVID-19 na educação
Reportagem do jornal The New York Times sobre o novo fechamento das escolas públicas na cidade
Podcast da Folha de São Paulo discute desigualdades educacionais no Brasil
Reportagem do jornal argentino La Nación sobre a previsão de evasão escolar no país após a quarentena
Texto opinativo publicado no Jornal Le Monde sobre o possível aumento da evasão escolar na França após a pandemia.
Coluna de Antônio Gois, Jornal O Globo, discute os resultados de uma pesquisa sobre o desempenho escolar e suas desigualdades na cidade de São Paulo
A reportagem do The New York Times apresenta o cenário atual em diversos países em desenvolvimento nos quais as crianças, afastadas das escolas pela pandemia, estão trabalhando para ajudar no sustento de suas famílias.
As análises a partir dos dados do IDeA mostram que os municípios brasileiros têm dificuldade de assegurar simultaneamente a alta aprendizagem e a equidade entre grupos sociais.
Em sua pesquisa, Sean Reardon, Universidade de Stanford, EUA, mostra um aumento da desigualdade educacional entre ricos e pobres e o fortalecimento da associação entre renda familiar e desempenho escolar no período entre 1943 e 2001.
Programa Capital Natural, da Band TV, com a conversa entre o Prof. Maurício Ernica, Unicamp e conselheiro da Fundação Tide Setubal, e o Prof. Ocimar Alavarse, USP, sobre as desigualdades educacionais no Brasil, a partir dos dados do IDeA.
Entrevistas curtas com o Prof. José Francisco Soares, com Maria Alice Setubal, presidente da Fundação Tide Setubal, e com Cristina Barreto de Paiva, secretária de educação de Nata, ao Jornal Nexo sobre os impactos da falta de equidade no sistema educacional brasileiro.
Entrevista com a professora e pesquisadora Marília Carvalho sobre educação e relações de gênero.
A reportagem do Centro de Referências em Educação Integral apresenta o IDeA centralizando a necessidade do debate acerca da qualidade educacional no país.
A reportagem da Folha de São Paulo discute as desigualdades por raça e gênero através dos dados do IDeA.
Um retrato das desigualdades de aprendizagem por gênero nos municípios brasileiros através dos dados do IDeA.
Coluna de Antônio Gois publicada no Jornal O Globo apresentando o Indicador, os principais desafios da educação brasileira e as metas a serem perseguidas dentro de um cenário de desigualdade.
Reportagem do Jornal Folha de São Paulo sobre o IDeA apontando as fortes disparidades de aprendizagem entre os municípios brasileiros.
Reportagem da BBC Brasil com o Prof. Francisco sobre as desigualdades dentro do sistema educacional e a necessidade de um indicador para dar visibilidade a elas.
Entrevista ao jornal Nexo pelo Prof. Francisco Soares analisando como o problema da desigualdade afeta diretamente a educação pública oferecida no Brasil.
A necessária suspensão das aulas devido à pandemia poderá acarretar um aprofundamento das desigualdades escolares.
Os dados do IDeA ganharam novas funcionalidades de pesquisa ajudando o usuário a filtrar as informações mais pertinentes.
Só 0,1% de municípios estão nas situações de alto aprendizado e equidade em nível socioeconômico para Matemática e só 0,1% para Língua Portuguesa. Entre pretos e brancos, essa proporção é menor ainda, chegando a quase zero nas duas disciplinas.
A educação básica é direito de todos. Para garanti-lo, são necessárias ferramentas que verifiquem a realização efetiva desse direito. Uma delas é o novo Indicador de Desigualdades Educacionais (IDeA), que permite à sociedade brasileira medir a realidade de sua educação e ver avanços e desafios.
Só 0,2% de municípios têm alto nível de aprendizado com equidade entre grupos de nível socioeconômico alto e baixo para Matemática e só 0,4% para Língua Portuguesa. Com o mesmo critério, comparando-se pretos e brancos, tem-se 0,7% para Matemática e 1,5% para Língua Portuguesa.